O restaurante Ofício vai ser tomado de assalto
Todas as terças do próximo novembro vários cozinheiros, sommeliers e bartenders farão uma visita ao restaurante da rua Nova da Trindade, em Lisboa.
Fica bem em frente à centenária Cervejaria Trindade, no Chiado, e é um dos restaurantes a visitar nesta zona nobre da cidade.
Em 2018, encontrava ali uma steakhouse, já em 2021 afirma-se como um tasco atípico, com uma nova imagem, Hugo Candeias como chef e uma carta regada de petiscos para partilhar. A filosofia é que se "fique à volta da mesa a comer e beber bem", como referem em comunicado.
Agora, o recém-aberto restaurante lançou um desafio a alguns profissionais da indústria, uma série de jantares que ocupará todas as terças do mês de novembro, e em que diferentes chefs, bartenders e sommeliers, assumem a cozinha, o bar e a adega do Ofício.
Quando aos menus, serão lançados semanalmente e sabe-se que cada cozinheiro elaborará dois pratos salgados e um doce. Nesta altura, a carta do próprio restaurante ficará reduzida aos bestsellers da casa.
Relativamente ao calendário e a título de exemplo, já que não lhe queremos revelar tudo, no primeiro dia, 2 de novembro, pode contar com o chef Marin Colomès, Jennifer Duke da loja de vinhos naturais Rebel Rebel e ainda o cortador de presunto Absoluto da Porcus Natura, no Alentejo.
As restantes terças continuam com outras caras carismáticas como Constança Cordeiro, do bar Toca da Raposa, que apresentará desarmantes cocktails, Thomas Domingues, sommelier do Loco ou Inês Estrela, do serviço de sala do Prado. Mas o melhor é mesmo ver o programa completo por si.
Se estiver interessado, saiba que é preciso reserva para entrar na festividade. Só funciona aos jantares e em dois turnos, a começarem às 19h30 e às 22h00.
As carnes mais nobres chegaram a Cascais
Inaugurado este verão, o restaurante Latina Grill apresenta uma seleção ímpar de carnes maturadas e de corte premium. O chef André Sá Correia é o líder desta proposta gastronómica que se destaca por mais razões do que apenas um bom naco.
Dom Pérignon x Lady Gaga. Um champanhe caríssimo para brindar com classe
A marca francesa lançou duas edições limitadas vintage do seu champanhe com a cantora pop, um rosé e um branco.
Vinhos curiosos, para provar antes do inverno
Um outono com as produções a darem os primeiros passos e outras que já chegaram à altura da comercialização. No mercado, vinhos para todos os gostos, incluindo um com cerveja.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.