O Penha Longa, em Sintra, lança quatro bolos para adoçar o Natal e embelezar as mesas
Além do habitual bolo-rei, este ano chegam também um panetone e dois troncos de Natal, pelo chef Francisco Siopa.
Desde 2020 que o chef pasteleiro do Penha Longa Resort, Francisco Siopa, reinventa o bolo-rei com um novo sabor. Este ano, não é só o bolo-rei que fica disponível para adquirir e brilhar nas festas da época festiva. O chef explorou os sabores natalícios e desenvolveu também um Panettone e dois Troncos de Natal, com assinatura The Chocolate by Penha Longa.
A The Chocolate by Penha Longa é uma marca de chocolate de luxo artesanal do resort criada pelo chef Francisco Siopa. Criam bombons originais de chocolate escuro, e ainda alguns doces sazonais, mas com reviravoltas contemporâneas. O chef equilibra a provocação do contemporâneo com a sensibilidade pelo tradicional e sabores de conforto.
Este Natal conta com o seu clássico bolo-rei, desta vez os elementos de chocolate negro, noz pecã, damascos e tâmaras, são aromatizados com o sabor da laranja nacional e um toque final de malte. A massa é levedada durante 72 horas, conferindo um sabor elegante e leve. Mas o luxo materializa-se na decoração do bolo, de flocos de ouro a framboesas para conferir a cor tradicional, passando por figos secos, alperces, tâmaras, avelãs e pedaços de cacau.
Entre as novas adições, o Panettone artesanal segue a tradição italiana. Uma massa leve, fofa e com ar é recheada generosamente com pedaços de chocolate belga para saciar os mais amantes de chocolate. Além do sabor rico e fofo, o cheiro do panettone – ou a Natal, já que as especiarias conferem esse cheiro – e o seu aspeto completam o aspeto festivo de qualquer mesa.
Também em duas adições desta época, as duas variantes do Tronco de Natal denominam-se Squirrel e Gift. O Squirrel é de bolacha speculoos, creme brullé de baunilha, geleia de tangerina e mouse de chocolate de leite da Callebaut, com notas torradas e de caramelo. O Gift, por outro lado, é um bolo chiffon de chocolate, com mousse de chocolate que exibe toques de caramelo, manteiga, creme e sal, mas ainda praliné de amêndoa e geleia de frutas. Entre o sabor mais aromático e de baunilha do Squirrel e o sabor mais quente do chocolate do Gift, qualquer cliente conseguirá escolher um possível preferido.
Os troncos de Natal e o Bolo-Rei estão apenas disponíveis de 1 de novembro a 15 de janeiro, mas poderá saborear o Panettone do chef Francisco Siopa o ano inteiro.
Onde se come bem em Portugal? Guia Repsol regressa em 2025 e os inspetores já estão sentados à mesa
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
A trufa ganha protagonismo no novo menu do 1743 Palácio da Fonte Nova
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Quatro vinhos e as suas histórias: Duas “tourigas” e dois tintos com a marca duriense
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Além do habitual bolo-rei, este ano chegam também um panetone e dois troncos de Natal, pelo chef Francisco Siopa.
Outubro é mês de celebrar os Recursos Silvestres do Alentejo, como o mel, os cogumelos, os figos da Índia, o medronho ou as plantas aromáticas e medicinais. Saiba onde pode provar estas iguarias.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.