O chef Alexandre Silva está "on fire" na Ericeira
Já sabíamos que o chef é Loco por cozinhar no fogo, mas isto suplanta todas as expectativas. E há um lugar reservado para si.
Alexandre Silva "chama-nos" para um evento muito especial no Emme, ao final da tarde do dia 29, onde promete oferecer um jantar único, inteiramente cozinhado no fogo, ao vivo e em direto, acompanhado por boa música e, esperemos, um autotanque dos bombeiros voluntários da Ericeira....
Neste dia o restaurante do Hotel Immerso foge um pouco à sua carta habitual e prepara-se para servir coisas tão deliciosas como leitão assado mais ou menos como em Negrais; arroz de forno com chambão de vaca e molho de ginja de Óbidos; "cachorro" de polvo e outras coisas; e torricado de tacalhau, creme de azeitonas, salada de tomates e cebola roxa.
São apenas alguns dos pratos que o chef do estrela Michelin Loco e do Emme está a preparar para o evento. Noutros brilham os vegetais, como no caso do Flat Bread de pera rocha do Oeste e queijo azul; na salada de alho francês assado, laranja, vinagrete de limão tostado e hortelã; ou no taco de vegetais na brasa, alho negro e ervas da horta, todos a mostrar como este método de confeção tradicional se coaduna perfeitamente com abordagens contemporâneas e mais criativas. Até as sobremesas saem a fumegar: meloa grelhada, crumble de sementes e mel, iogurte de ovelha e calda de cardamomo fumada; pão de ló de chocolate no forno a lenha e nata de fava com tonka.
Se ainda não está a salivar só pode ter perdido o paladar com o covid-19, porque caso contrário não há como perder esta grande despedida de setembro, com vista para as ondas do mar da Ericeira e para as chamas da enorme lareira de exterior onde vai acontecer muita magia.
O evento começa às 18h, de dia 29 e estende-se até às 22h30. Tem um custo de 180 euros, com direito a bebidas e as reservas podem ser feitas através do +351 261 104 420 ou do e-mail reservas@immerso.pt. Mas se o fizer sexta dia 22, tem direito a um preço especial: 150 euros.
Fomos à marisqueira mais fancy da cidade
A Real Nunes Marisqueira reabriu numa nova morada, com uma decoração assombrosa de elegante e um cardápio que fará água na boca até aos menos apreciadores de crustáceos.
Chef Ana Moura lança uma série de jantares em dueto
Um elogio à gastronomia e aos vinhos, esta iniciativa arranca com Anna Jørgensen, da herdade Cortes de Cima, como primeira convidada.
Um mexicano fiel à tradição em Lisboa
No LxFactory, encontramos um sítio onde comer tacos e beber margaritas ao som do DJ residente, quase como se estivéssemos na Cidade do México - é o Mex Factory.
Immerso: um refúgio a 45 minutos de Lisboa
A Must fez-se à estrada para passar meio dia no primeiro hotel de cinco estrelas da Ericeira. Entre tratamentos de spa e um almoço de inspiração atlântica, com consultoria do chef Alexandre Silva, a experiência é para repetir.
Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa
Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.
Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores
Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
Chefs on Fire regressa a Cascais
O festival gastronómico do fogo volta a acender o seu firepit em Cascais. Desta vez apresenta 27 chefs nacionais e três internacionais, dos quais oito têm estrelas Michelin, e 12 concertos.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.