ITER 10 Years Celebration. Um vinho de 2017 que nasceu da celebração
No final de 2021, a marca ITER da enóloga Filipa Pizarro comemorou 10 anos de existência, em simultâneo com os 20 da Duplo PR, empresa de consultadoria enológica da qual é sócia. Este tinto é o resultado dessa celebração.

Iter significa jornada, em latim. E para a enóloga Filipa Pizarro, só assim fazia sentido nomear o seu primeiro projeto a solo. Uma jornada que começou cedo, quando aos 23 anos se junta, como estagiária, à empresa de consultadoria enológica Duplo PR, promotora de serviços técnicos na Região Demarcada do Douro.
...Negócios Premium
- Conteúdos exclusivos com melhor da informação económica nacional e internacional;
- Acesso sem limites, até três dispositivos diferentes, a todos os conteúdos do site e app Negócios, sem publicidade intrusiva;
- Newsletters exclusivas;
- Versão ePaper, do jornal no dia anterior;
- Acesso privilegiado a eventos do Negócios;
Vinhos imprevistos e surpreendentes para uma mesa bem composta
Não é qualquer um que bebe um verde tinto facilmente. Habitualmente ficam reservados para pratos como a lampreia ou cabidela. Agora já se fazem de outra forma, mais gastronómicos e agradáveis. Dois tintos do Dão, um branco e um tinto da Vidigueira e, a terminar, um colheitas tardias de quem o sabe fazer.
Vinhos para celebrar namoros e ligações fortes
Para abrir, dois espumantes, ambos de terras perto da Serra da Estrela, que se servem à mesa e não apenas nos brindes. Um clássico premiado do Douro e um vizinho com certificação. Uma novidade de Dirk Niepoort e um espanhol da Rioja agora à venda por cá.
Vinhos provocadores, modernos e tradicionais
Vinhos para gostos muito ecléticos. Um vinho branco natural, ousado, com um rótulo artístico que o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) demorou a aprovar, quatro tintos de três regiões diferentes, mas um deles “pouco” tinto. Um branco clássico, mas com selo vegan de uma casa que dispensa apresentações.
Celebre o Dia dos Namorados com um jantar romântico no Ritz
Ainda não tem planos para o Dia de São Valentim? Talvez as nossas sugestões sejam do seu agrado.
Vinhos imortais, naturais, velhos e novos
Uma das sugestões passa por vinhas que ao contrário do resto do país não foram dizimadas pela filoxera. E por isso, só se pode falar numa região: Colares. Um tinto natural invulgar e outro de assinatura e três brancos de outras tantas regiões. Para provar pausadamente com a família e amigos.
Terra Rosa Country House & Vineyards. O sítio onde as rosas se tornaram uvas
Em Calveno, perto de Ponte de Lima, ao longe vê-se um conjunto de casas e uma pequena estrada pelo meio das vinhas. Em redor, os 70 hectares fazem do Terra Rosa Country House & Vineyards um lugar exclusivo. Eliana Rosa faz as honras.
Vinhos do rock’n rol ao clássico
A comemoração dos 35 anos do Circo de Feras dos Xutos & Pontapés merece todo tipo de celebrações e o vinho é mais um brinde a uma carreira de sucesso. Um branco da Madeira e um tinto do Dão com reconhecimento internacional e ainda um reserva de montanha de Trás-os-Montes e dois brancos que vale a pena ter em casa.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.