Imanol: o melhor restaurante espanhol em Portugal
Podia ser uma crítica gastronómica da Must, mas não. É, isso sim, um selo de aprovação da "Restaurants From Spain" que distingue os melhores restaurantes espanhóis fora de portas.
Se é fã de comida espanhola e anda sempre à procura da melhor experiência gastronómica do país vizinho, não procure mais. Saiba que há uma distinção que é o selo de qualidade Restaurants From Spain, que é atribuído aos melhores restaurantes espanhóis fora de Espanha e que, em Portugal, há apenas um restaurante digno de pendurar essa placa na porta: chama-se Imanol e fica no Gourmet Experience, no El Corte Inglés de Lisboa.
Para receberem esta distinção, os restaurantes têm de passar um processo de certificação que inclui a análise e validação de um comité composto por instituições e associações ligadas à gastronomia espanhola, como a Real Academia de la Gastronomía, o Ministério da Agricultura, o Conselho Regulador de Vinhos de Jerez, a Interprofesional del Porcino de Capa Blanca, a Federação Espanhola do Vinho, a Interprofesional del Aceite de Oliva Español, entre outras. Ou seja, este selo de qualidade não está baseado numa crítica gastronómicas, mas em parâmetros objetivos relacionados com a qualidade dos produtos e as técnicas de confecção.
Lançado em 2021, o selo de qualidade Restaurants From Spain distingue estabelecimentos que, fora de Espanha, oferecem aos clientes, não só produtos espanhóis, mas também autêntica cozinha espanhola de qualidade, com uma imagem única e diferenciada.
O Imanol é um restaurante de comida basca, com os seus típicos pintxos e cañas. No Gourmet Experience, conta com vizinhos tão ilustres quanto a Tasca Chic, do Chef José Avillez, o Balcão, do Chef Henrique Sá Pessoa, O Poke, do Chef Kiko Martins, entre outros.
Clorofila: o restaurante que celebra a luz de Lisboa
É no Lumen, um hotel de quatro estrelas no centro de Lisboa, inaugurado em 2021, que se esconde este restaurante. Aqui todas as noites há um espetáculo de videomapping que dá a conhecer os monumentos e a luz da capital. Jantar aqui é um verdadeiro dois-em-um, com boa comida e animação incluída.
LAB by Sergi Arola: quem provou, provavelmente nunca esquece
O LAB de Arola, no Penha Longa, tem uma nova carta que percorre o país gastronómico. De norte a sul, a volta a Portugal mais saborosa que já provámos.
Marlene Vieira e Rui Sequeira. Dois chefs e um menu inédito
O convidado da pop-up de junho é algarvio e vai preparar pratos tão típicos como cataplana de gamba da costa, raia alhada à moda de Olhão ou codorniz piri-piri da Guia.
4 vinhos e as suas histórias: há três do Douro, mas um Porto e dois brancos, e ainda um representante do Alentejo
No final de Maio, ainda na Primavera, começam a formar-se os bagos. Nesta altura a “monda” – cortar cachos de uvas para fortalecer os restantes – é uma opção, sobretudo para as castas mais produtivas.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.