A melhor cozinha mediterrânica em casa
O restaurante Mercantina Bistro 17, na Av. da República, em Lisboa, está fechado, mas criou um menu especial para este período de quarentena.
É um dos restaurantes mais elegantes da cidade, renovado sem esquecer a história do café que juntou Mário Cesariny e Alexandre O'Neill, um lugar de tertúlias que haveria de se tornar um símbolo das artes plásticas e do surrealismo português. Temporariamente fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, será um prazer redescobrir todos os seus recantos, cores e histórias, mas, enquanto isso não acontece, podemos provar a carta do restaurante na segurança de nossa casa.
O Mercantina Bistro 37, que fica na Av. da República, em Lisboa, está disponível para take-away e entrega ao domicílio, com os mesmos sabores mediterrânicos, sempre com um twist contemporâneo.
Nas entradas, destaque para as habituais foccacias (com alecrim e com presunto de parma) e para as novidades, como a croqueta Basca de presunto com molho de mostarda doce ou os cogumelos recheados com cremoso de presunto italiano.
Nos pratos principais, tanto brilham os novos ravioli de algas com recheio de camarão e molho de guanciale como o delicioso risotto nero com camarão al ajillo. Vale ainda a pena provar o bacalhau cremoso no forno com camarão e couve ou o tradicional rabo de boi estufado à antiga com arroz de limão e hortelã (um ex-libris do Bistro 37). Se preferir as massas frescas, pode ainda escolher entre o ravioli de vitela com cogumelos frescos e molho trufado, o spaghetti alla bolognese com ragù, raviolone com ricotta, espinafres, gema de ovo e trufa e a lasagna de carne alla bolognese. Indeciso?
As famosas pizzas Mercantina não ficam de fora desta carta especial, como a nova Laziale (com pesto Genovês, mozarella fior di latte, tomate cereja, coppa e pecorino romano, ou as pizzas tracionais da casa, como as já conhecidas Mercantina, Napoli, Margherita D.O.P, Quattro Formaggi, Prosciutto cotto e funghi, Vegetariana e Dalla terra.
Para sobremesa, existem três opções: O clássico tiramisù, o cheesecake de frutos vermelhos ou a panna cotta de laranja com frutos vermelhos.
Os serviços de takeway e entrega ao domicílio (delivery) estão disponíveis todos os dias, entre as 12h00 e as 21h30. O serviço de delivery funcionará através da plataforma UberEats.
Saiba mais informações sobre a ementa e promoções aqui ou através dos seguintes contactos: 91 913 40 14; bistro37@mercantina.pt
Mercantina já entrega as melhores pizzas napolitanas em casa
O restaurante italiano lança uma carta especial para os serviços take-away e entrega ao domicílio.
Os melhores vinhos em casa (à distância de um clique)
Sem possibilidade de deslocar-se a garrafeiras ou pontos de venda de vinhos? Estas são as melhores iniciativas para saborear um bom copo em casa, sem pôr o pé na rua.
Recrie em casa esta focaccia de ervas da serra e paiola
Agora que há tempo extra, este prato é uma viagem pela gastronomia da região das Beiras, corteria do chef Manuel Figueira, do restaurante São Lourenço, em Manteigas.
Aviso: tente fazer isto em casa
O chef Luís Cardoso, do restaurante Soão, em Lisboa, explica como fazer o seu delicioso Ebi Maki.
Qual o futuro da restauração em Portugal?
The Power Of Food é uma discussão sobre o poder da comida e o impacto da pandemia da covid-19, que reunirá nomes como o chef José Avillez e empresário como Rui Sanches.
Como encontrar o amor durante a pandemia ( segundo os testemunhos de quem tentou)
Nada se coloca entre um solteiro e a sua aplicação de dating online. Encontros por facetime, drones com mensagens – nem mesmo a maior pandemia mundial veio abrandar o nosso desejo mais fundamental, o de sermos amados.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.