12 meses, 12 regiões. Chef João Rodrigues vai ter restaurante itinerante
Chama-se Residência e a primeira paragem é já em Trás-os-Montes, onde estará a cozinhar numa casa familiar. Mas castelos, faróis ou barracões são outros dos sítios inusitados por onde o chef português irá passar, sempre a cozinhar com produtos sazonais e locais.
Para amargor de muitos, João Rodrigues deixou o Feitoria em maio de 2022. Mas o chef português premiado com estrelas Michelin não parou, pôs mãos à obra e acaba de lançar o seu mais recente projeto: um restaurante itinerante que o levará a percorrer 12 regiões do nosso país, uma por mês, em 2023, a que chamou Residência.
O grande fator diferenciador? O chef vai ocupar locais sui generis, cozinhando menus focados na região e nos seus produtores, em sítios tão improváveis como fortes, faróis, castelos, usando fornos comunitários, casas ou tabernas. Tudo está a valer nesta aventura gastronómica. "Mais do que jantares ou almoços, o Residência quer respeitar a natureza, não só à mesa, mas nos percursos dos visitantes, que num mês em Trás-os-Montes terão neve, e mais tarde, no Minho, terão colinas verdejantes", lê-se no comunicado à imprensa enviado pela agência Apartamento. O chef "quer dar a conhecer a diversidade natural e cultural do nosso país, recorrendo a práticas e tradições por vezes esquecidas. A cada paragem, a intenção é envolver as freguesias, as suas festas e rituais, miradouros e parques naturais, as receitas tradicionais, residenciais e hotéis."
Para já, sabemos que a primeira paragem será nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em Boticas, Trás-os-Montes, e o chef vai ocupar a Casa do Pedro, uma casa familiar de produtores de hortaliças, porco bísaro e carne Barrosã. Nos dias 20 e 21, João Rodrigues irá cozinhar um menu degustação de 7 pratos com recurso a ingredientes como trutas, porco bísaro, carne barrosã, batata, couves, fumeiro, mel (custa €80, pairing incluído), e a 22 a estadia termina com um almoço, um cozido típico da zona, com Vítor Adão como chef convidado (€45). Tudo sobre a iniciativa, aqui.
Dois andares e 17 quartos. Assim é a suíte de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita
O futebolista e a família estão hospedados num dos hotéis mais prestigiados de sempre, mundialmente, o Four Seasons Hotel, enquanto não encontram uma residência mais definitiva no país.
Do mar para a cidade. Restaurante Gigi no JNcQUOI Avenida
Carabineiro com morrones ou cherne com molho siciliano: o dilema estará em escolher um destes - e mais - pratos que o JNcQUOI Avenida recebe diretamente do Algarve.
Dos negócios ao romance, restaurantes para todos os momentos e companhias
Em 2023, a MUST sugere cinco restaurantes para visitar ora com a família e até animais de estimação, ora com parceiros de negócio e amigos de sempre, sem esquecer, claro, os encontros românticos. Afinal, a companhia é o mais importante (ou quase).
Jantares de norte a sul com o masterchef brasileiro Henrique Fogaça
Os cinco jantares acontecem no âmbito do lançamento de 'O Mundo do Sal', com receitas inéditas do chef e colaboração do jornalista Rogério Ruschel. O primeiro é já no próximo mês, em Aveiro, com Rui Rodrigues.
O Oitto é um português com pinta
Não é só o charme do chef Carlos Afonso que enche este novo Oitto, é a sua cozinha de conforto e bem feita num ambiente cuidado e muito descontraído. Este é o restaurante orgulhosamente made in Portugal no coração do Chiado onde vale a pena ficar.
Canalha da boa. Entrevista ao chef João Rodrigues no restaurante do momento
O Canalha é o novo restaurante mais lisboeta de Lisboa, onde brilha a qualidade e frescura dos produtos nacionais e a simples arte de bem receber, e onde apetece prolongar a conversa à mesa. Foi o que fizemos para saber das coisas boas do chef João Rodrigues, que resgata os nossos melhores produtores e o cheiro a Portugal autêntico.
Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores
Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.