Monte Saint-Michel. Um castelo numa ilha
A 290 quilómetros de Paris encontra um dos pontos turísticos mais conhecidos de França. Situado na Normandia, chega a receber milhões de visitantes por ano.
Há mais de mil anos várias gerações de operários começaram a construção de uma abadia gótica no Monte Saint-Michel, uma estrutura de três andares que chega aos 35 metros de altura. Considerado Património Mundial da Unesco desde 1979, este monte traz uma bagagem de muita história. Com um santuário construído em honra de São Miguel Arcanjo - um dos mais poderosos anjos dos guerreiros da religião católica – tornou-se num local com uma grande evolução ao longo dos séculos.
Começou como sendo uma fortaleza durante a Guerra dos Cem Anos (1337 a 1453), na qual impediu durante três décadas uma invasão por parte dos ingleses. Durante a Revolução Francesa (1789 a 1799), tornou-se numa prisão que chegou a ter mais de 14 mil prisioneiros, maioritariamente políticos de alto nível da revolução. Atualmente é considerado uma "maravilha do mundo ocidental" que recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano, incluindo vários peregrinos. Citado pela CNN, Thomas Velter, diretor geral do Estabelecimento Público Nacional do Monte Saint-Michel, revelou que este "foi o maior local de peregrinação do Ocidente, há séculos atrás, à frente de Santiago de Compostela".
Foi antes da Primeira Guerra Mundial que esta ilha se tornou numa atração turística mundial, são várias as opções de alojamento que podemos lá encontrar hoje, desde espaços para montar uma tenda como hóteis para uma noite bem passada a descansar. Depois de uma visita oficial à abadia, Emmanuel Macron afirmou no Twitter que "no espaço de mil anos, a sua estrutura tornou-se um emblema do universalismo francês". Hoje em dia recebe milhões de visitantes todos os anos, sendo o verão a época mais movimentada. Em maio de 2023, durante o fim de semana da Ascensão, o local recebeu cerca de 33 mil pessoas. Um número que preocupou os funcionários, que não esperavam tanta afluência nesta altura.
Durante o mês de junho, para comemorar o aniversário do monumento, vão ser realizados vários concertos, conferências e ainda um espétaculo de luzes. Até ao final de novembro, os visitantes poderão ainda conhecer a história e a arquitetura do local através de uma exposição. O Monte Saint-Michel está aberto para visitas e os bilhetes, que podem ser adquirios online, custam €149.
Tributo a Chico Buarque n'O Bom O Mau e O Vilão
Até 30 de junho, o bar no Cais do Sodré recebe um programa completo com vários artistas. O momento ideal para celebrar o início do verão.
Já pode viver na antiga mansão de Walt Disney. Mas atenção, o preço não é para todos
Esta seria uma oportunidade imperdível para os fãs das animações do empresário, não fosse a residência custar quase 37 mil euros por mês.
Receber 80 mil euros para morar numa ilha? Na Irlanda o sonho torna-se possível
O governo irlandês está à procura de pessoas que queiram morar nas suas ilhas mais desabitadas. Para isso, estão a oferecer milhares de euros a quem aceite o desafio. Mas há condições.
Palácio Duques de Cadaval inaugura exposição de cerâmicas contemporânea
"Obrigado à Terra" é o nome desta exposição inteiramente dedicada à cerâmica, arte milenar que alberga em si os quatro elementos essenciais à vida: água, ar, fogo e terra. Pierre Passebon é o curador e juntou 35 artistas.
Moinante Experience. Três dias de provas a Sul
Nos dias 25 de agosto, 1 e 8 de setembro, a Herdade da Fonte Santa, no Alentejo, organiza uma série de momentos dedicados às novas colheitas.
24 Horas de Le Mans 2023, a edição do centenário
Às 15 horas de sábado passado, o basquetebolista Lebron James (sim, esse) deu a partida para as 24 Horas de Le Mans. Aqui fica um breve guia com tudo o que precisa saber sobre a mais importante corrida de resistência do mundo.
A gruta de Benagil, no Algarve, está entre as dez mais populares da Europa
Baseada no número de avaliações no Google, a Musement, uma plataforma de reservas de atividades em destinos, criou uma lista das 10 grutas mais conhecidas da Europa.
Aethos Ericeira. Um chef promessa, um spa personalizado e uma vista sobre o Atlântico
O mais recente empreendimento hoteleiro de luxo da zona Oeste tem três grandes trunfos.
Este é possivelmente o maior prédio de escritórios do mundo
Surat Diamond Bourse, o maior edifício de escritórios, situa-se em Surat, na Índia, a cidade onde são lapidados cerca de 90% de todos os diamantes do mundo, e superou o Pentágono.
Dos banhos nas fontes aos desportos nos lagos: assim é o verão na Suíça
Não será o destino mais óbvio para umas férias de verão, mas nem por isso deixa de ser surpreendente. À falta de mar e de praia, os suíços mergulham nos rios e nos lagos, aproveitam a frescura das fontes e a energia das cidades, e assim reinventam um país que, de aborrecido, não tem nada.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
O Vila Vita Parc continua a ser uma referência no saber receber em grande estilo. Três décadas depois de abrir as portas ao nosso contentamento, este resort apetece todo o ano, para um jantar em excelência, e com estrelas Michelin, para mergulhar no spa ou contemplar mundos das suas altas arribas sobre o mar.