A gruta de Benagil, no Algarve, está entre as dez mais populares da Europa
Baseada no número de avaliações no Google, a Musement, uma plataforma de reservas de atividades em destinos, criou uma lista das 10 grutas mais conhecidas da Europa.
O verão é a época mais propícia para um belo passeio a visitar as centenas de grutas que existem pela Europa, mas na hora de escolher é importante ter uma lista das melhores opções. A Musement - plataforma online para atividades, passeios, museus, shows e eventos de arte lançada em 2014 -decidiu criar um top 10 das grutas mais populares consoante as avaliações que podemos encontrar no Google, entre elas, destaca-se a Gruta de Benagil, no Algarve.
Gruta del Drach, Maiorca (Espanha)
São quatro grutas interligadas - a Gruta Negra, a Gruta dos franceses, a Gruta Blanca e a Gruta de Luis Salvador – que juntas se tornaram numa das maiores atrações turísticas da ilha de Maiorca. São cerca de 1.200 metros de percurso a apreciar as estalactites e estalagmites que existem nas grutas. Ainda no local, pode ver o Lago Martel, considerado um dos maiores lagos subterrâneos do mundo e que pode ser atravessado a pé, através de uma ponte, e também de barco.
Jameo del Agua, Lanzarote (Espanha)
Fica dentro de um tubo vulcânico que, graças ao artista César Manrique (pintor, escultor e ativista do desenvolvimento sustentável da ilha de Lanzarote), soube aproveitar as caracteristicas da gruta para criar um lugar onde a arte e a natureza confluem. Ainda nesta área, pode encontrar uma lagoa cristalina onde habita uma espécie em vias de extinção, o caranguejo cego.
Caverna de Postojna, Postojna (Eslovénia)
Um dos sítios mais impressionantes da região, um "paraíso subterrâneo" que se foi formando à medida que os anos passavam. São 24km de túneis com galerias e salas dos quais 5km podem ser visitados. Parte da visita, cerca de 3.5km, são feitos num pequeno comboio e o restante a pé. Entre vários simbolos da caverna, destaca-se uma enorme estalagmite branca de 5 metros de altura, conhecida como "Brilhante", e um grande espeleotema de 16 metros.
Caverna de Nerja, Nerja (Espanha)
Conhecida como a "catedral natural da Costa do Sol", esta caverna foi descoberta por acaso, por um grupo de jovens em 1959. No interior desta obra da natureza, é possível encontrar exemplares da maioria dos espeleotemas conhecidos até à data. Dentro da caverna pode ainda encontrar pinturas rupestres que, para que se mantenham preservadas, não estão abertas ao público, sendo possivel vê-las ao detalhe no Museu de Nerja.
Gouffre de Padirac, Padirac (França)
Situada no coração do Vale de Dordogne, é, segundo as classificações dos internautas, a mais impressionante de toda a França. O percurso da visita passa pelo lago Lac de la Pluie, onde há uma estalactite gigante de 60 metros de altura conhecida como "Grande Pendeloque". Passa ainda pelo lago Lac des Gours até chegar ao Salão da Grande Cúpula, onde o teto fica a 94 metros de altura.
Grutas de Castellana, Bari (Itália)
Um impressionante complexo de cavidades subterrâneas que se estende ao longo de 3.348 metros e chega a uma profundidade máxima de 122 metros abaixo da superfície. Durante o ano, os visitantes podem fazer dois tipos de percursos, o tour completo de 3km ou o tour de 1km. Em ambos é possivel observar várias estalactites, estalagmites, fósseis e cavernas com "formatos curiosos".
Grutas de Frasassi, Ancona (Itália)
Situadas na região de Le Marche, estas grutas podem ser visitadas percorrendo um caminho de 1.5 kilómetros, apesar de se suspeitar que esta tenha mais de 30 kilómetros de extensão. Um dos lugares de destaque é o Abismo de Ancoma, uma cavidade de 180 metros de comprimento, 120 metros de largura e 200 metros de altura. Pode ainda ver um lago cristalizado e as Cataratas do Niágara.
Gruta El Soplao, Cantábria (Espanha)
Considerada a nivel internacional uma das maravilhas geológicas, esta gruta está localizada no coração da Serra de Arnero, a 540 metros de altitude. A visita a este espaço inicia-se com um percurso a pé pelas diferentes galerias e pode também ver uma maravilhosa vista do Mar Cantábrico e dos Picos da Europa.
Gruta de Benagil, Algarve (Portugal)
Portugal tem vindo a ser um dos destinos favoritos dos turistas, talvez por isso a gruta de Benagil seja uma deste top 10. Ao longo da costa algarvia, existem várias grutas moldadas pela ação do vento e do mar, o que torna esta gruta uma das mais bonitas do nosso país. Apesar dos acessos não serem os mais fáceis, existem muitas opções para quem queira ver as maravilhas da nossa costa, desde passeios de barcos, canoas e até a praticar paddle.
Grutas de Sant Josep, Castellón (Espanha)
Uma gruta que fica na Comunidade Valenciana que durante a visita é possivel desfrutar de um passeio de barco pelo rio subterrâneo mais longo da Europa e observar as estalagmites e estalactites das diferentes cavidades iluminadas com luzes.
Receber 80 mil euros para morar numa ilha? Na Irlanda o sonho torna-se possível
O governo irlandês está à procura de pessoas que queiram morar nas suas ilhas mais desabitadas. Para isso, estão a oferecer milhares de euros a quem aceite o desafio. Mas há condições.
Café de São Bento: Como este histórico restaurante se adaptou aos novos tempos
A melhor forma de se manter uma tradição é saber renová-la de modo a que tudo se mantenha como dantes, embora melhor, como acontece nesta histórica casa, onde o “melhor bife de Lisboa” continua a ser rei e senhor.
Monte Saint-Michel. Um castelo numa ilha
A 290 quilómetros de Paris encontra um dos pontos turísticos mais conhecidos de França. Situado na Normandia, chega a receber milhões de visitantes por ano.
Este é possivelmente o maior prédio de escritórios do mundo
Surat Diamond Bourse, o maior edifício de escritórios, situa-se em Surat, na Índia, a cidade onde são lapidados cerca de 90% de todos os diamantes do mundo, e superou o Pentágono.
Já pode viver na antiga mansão de Walt Disney. Mas atenção, o preço não é para todos
Esta seria uma oportunidade imperdível para os fãs das animações do empresário, não fosse a residência custar quase 37 mil euros por mês.
5 hotéis de luxo com piscina: do continente às ilhas
Chegámos aos meses mais propícios a um belo mergulho, seja no mar ou na piscina. A Must reuniu cinco destinos que apostam na segunda opção.
Dos banhos nas fontes aos desportos nos lagos: assim é o verão na Suíça
Não será o destino mais óbvio para umas férias de verão, mas nem por isso deixa de ser surpreendente. À falta de mar e de praia, os suíços mergulham nos rios e nos lagos, aproveitam a frescura das fontes e a energia das cidades, e assim reinventam um país que, de aborrecido, não tem nada.
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.