Prazeres / Lugares

Azores Wine Company no top 100 das melhores adegas do mundo

Trata-se da lista “Top 100 Wineries of the Year” escolhida pela conceituada revista americana 'Wine & Spirits' e é a primeira vez que uma adega dos Açores é incluída.

Foto: Fabrice Demoullin
21 de agosto de 2023 | Ângela Mata
Eis uma distinção que nos orgulha a todos os portugueses: pela primeira vez, uma adega dos Açores faz parte da lista do Top 100 Wineries of the Year, selecionada pela revista americana Wine&Spirits. Um reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos em Portugal, neste caso, na ilha do Pico (Açores). A seleção feita pela revista internacional é baseada na performance dos vinhos e na opinião de provadores e críticos.
A arquitetura encaixa-se na perfeição no cenário circundante.
A arquitetura encaixa-se na perfeição no cenário circundante. Foto: Francisco Nogueira
A Azores Wine Company (AWC) é um projeto criado por António Maçanita e Filipe Rocha, e tem sido a grande responsável pela revolução dos vinhos dos Açores da última década. A nível internacional, revistas da especialidade têm feito eco do espaço e da qualidade da sua produção. É o caso de publicações de referência como o Financial Times, o The New York Times, a Monocle ou a Forbes. Esta última deu particular destaque à gastronomia, colocando o restaurante da Azores Wine Company como um dos 50 restaurantes a visitar no mundo em 2023.
A decoração do alojamento foi inspirada no caráter vulcânico, quase lunar da Ilha do Pico, mas procurando tornar uma obra de betão num espaço hiper confortável.
A decoração do alojamento foi inspirada no caráter vulcânico, quase lunar da Ilha do Pico, mas procurando tornar uma obra de betão num espaço hiper confortável. Foto: Fabrice Demoullin
Além disso, ao longo destes anos, a AWC tem recebido uma série de prémios que incluem o de Empresa de Vinhos do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas) e o Vinha dos Utras eleito como Melhor Vinho do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas). Já em 2022, o projeto de enoturismo da Azores Wine Company foi distinguido com o Prémio Revelação do reconhecido Guia "Boa Cama, Boa Mesa" do jornal Expresso. Em 2023, a empresa recebeu o prémio "Melhor Enoturismo Sustentável", pela APENO (Associação Portuguesa de Enoturismo).

Em julho de 2021,  abriu a nova adega no Pico, que acabou por marcar uma nova era para o turismo da ilha e dos Açores – a do enoturismo. É notório que o edifício foi arquitetado com grande respeito pela paisagem que o rodeia, em pleno Património Mundial da Unesco. E, para ara além da área de produção de vinhos, a AWC tem uma Sala de Provas, Restaurante e Alojamento
O restaurante, localizado na zona mais elevada da adega, tem vista para o mar e para as ilhas de Faial e S. Jorge.
O restaurante, localizado na zona mais elevada da adega, tem vista para o mar e para as ilhas de Faial e S. Jorge. Foto: Fabrice Demoullin
A par desta mais recente distinção, a Azores Wine Company, prepara-se para estar presente (juntamente com outras três adegas portuguesas), no evento de apresentação dos melhores produtores do mundo, a decorrer no dia 11 de outubro na cidade de São Francisco (Estados Unidos).
Saiba mais Atualidade, Lugares, Açores, Azores Wine Company, Vinho
Relacionadas

O melhor hotel do mundo é…

Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.

Um rally gastronómico à vista nos Açores

Até dia 3 de março está a decorrer a iniciativa "Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico", cujo objetivo é dar a conhecer as melhores receitas e produtos da ilha. Aderiram 23 restaurantes, em seis das nove ilhas, e cada um criou um menu exclusivo.

São Jorge. As maravilhas de uma ilha ainda por descobrir

Percorremos, em ritmo de corrida, os mais bonitos trilhos das chamadas ilhas do Triângulo, bastantes próximas umas das outras, mas todas com encantos diferentes. Com tempo e vontade para percorrer longas distâncias, subimos e descemos por onde nenhum carro passa, apenas pelo prazer de lá chegar. Na primeira leva, vamos até São Jorge.

Roteiro. Que mistérios esconde o Faial?

Percorremos, em ritmo de corrida, os mais bonitos trilhos das chamadas ilhas do Triângulo, bastantes próximas umas das outras, mas todas com encantos diferentes. Com tempo e vontade para percorrer longas distâncias, subimos e descemos por onde nenhum carro passa, apenas pelo prazer de lá chegar. Na segunda leva, vamos até ao Faial.

Mais Lidas
Lugares Vistas largas. Viagem até ao Vila Vita Parc

O Vila Vita Parc continua a ser uma referência no saber receber em grande estilo. Três décadas depois de abrir as portas ao nosso contentamento, este resort apetece todo o ano, para um jantar em excelência, e com estrelas Michelin, para mergulhar no spa ou contemplar mundos das suas altas arribas sobre o mar.