Há um licoroso dos Açores a custar €900
Do Tarelo Potion Licoroso, feito das uvas da zona da Criação Velha, no Pico, só foram feitas 300 garrafas.

Os vinhos do Açores estão há vários anos nas bocas do mundo, mas agora mais do que nunca. Desde 2004 que os vinhedos da zona da Criação Velha, no Pico, são considerados paisagem protegida classificada como património mundial da UNESCO. É precisamente de lá que vem o novo licor da marca Tarelo: o Tarelo Potion Licoroso. Raro e com grande potencial de investimento, representa as qualidades dos vinhos dos Açores, conseguidas naquele terroir tão particular.

Mas que faz deste um licor tão especial? Produzido a partir das vinhas velhas de Arinto, Terrantez e Verdelho, o Tarelo Potion, a colheita mais antiga remonta ao ano de 2003 e a mais recente a 2016, "havendo ainda uma pequena coleção de barricas deste tesouro açoriano armazenadas para salvaguardar a identidade e património destes vinhos licorosos, que, segundo a história, saíam da Ilha do Pico para os banquetes reais dos Czares. Após a revolução russa, em 1917, terão sido encontrados nas caves do palácio do último Czar, Nicolau II. O Potion junta-se às duas outras referências já lançadas, Tarelo e Tarelo Monumental. "Só existem 300 garrafas (75ml) e estão à venda pelo valor de €900 a unidade. Ao natural, este licor pode chegar aos 18 graus.

Por isso, e entre as características dominantes que contribuem para a "elevada qualidade" deste vinho, em primeiro lugar é o acompanhamento minucioso do processo de maturação das uvas, desde que entram em passa, que faz a diferença. "São vinificadas com muita calma, sem manipulação de enologia, e, posteriormente, ficam esquecidas nas barricas durante uns bons anos", explica Claúdio Martins, consultor de vinhos, que faz agora parte da equipa da Tarelo Wines.
Pode um vinho de 7.500 euros ser barato? Depende do que estiver no interior
A narrativa do vinho Czar de Fortunato Garcia não cabe na garrafa que custa 7.500 euros. Confunde-se com a história da Ilha do Pico, com pragas, adversidades, baleeiros, caves descobertas por bolcheviques e epopeias de sobrevivência e resistência.
Bioma dos Açores a duas mãos. Como um português e um argentino transformaram as suas conversas num restaurante
O português Rafael Ávila Melo e o argentino Franco Pinilla juntaram-se nos Açores para criar um restaurante que celebrasse a tradição e os produtos da Ilha do Pico de uma forma atual e criativa. O Bioma nasceu das conversas entre o picaroto Rafael e o argentino Franco, oriundo da Patagónia, quando se encontraram em 2022 na ilha açoriana. Abriu em maio e estão disponíveis três menus de degustação.
Vinhos para festejar e decorar as festas
Entre os milhares de referências, tipos de vinho, castas, origens, abordagens, preços, nacionalidades e outros atributos, uma seleção é sempre ingrata. Ficam as sugestões de alguns vinhos conotados com comemorações e celebrações. Dois champanhes e um espumante, três tintos, um branco e um Porto para acalentar o espírito
Losménio Goulart, da Picowines. "Os vinhos brancos de qualidade não se destinam aos mercados da saudade."
O presidente da cooperativa Picowines revolucionou o negócio dos vinhos da ilha subindo o valor e apostando nos mercados do continente e estrangeiro. Esteve quase deixar-se seduzir por Aveiro, mas a Ilha do Pico nunca o deixou separar-se. Hoje divide a sua vida entre o Faial e o Pico, onde continua a manter as suas vinhas.
Tarelo: de sangue, suor e lágrimas (salgadas) se fez uma nova marca de vinhos no Pico
Paulo Laureano já andava pelos Açores antes dos vinhos da ilha terem virado moda, mas agora lançou-se num projeto que até pode ter uma boa dose de loucura, mas onde os vinhos são feitos com muito juízo. Daí o nome: Tarelo
Azores Wine Company no top 100 das melhores adegas do mundo
Trata-se da lista “Top 100 Wineries of the Year” escolhida pela conceituada revista americana 'Wine & Spirits' e é a primeira vez que uma adega dos Açores é incluída.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Nos próximos meses, o menu do restaurante do Ventozelo Hotel & Quinta será adaptado consoante a estação do ano. O lema é: cozinhar com o que a terra dá, no momento certo, onde cada prato enaltecerá o que de melhor a primavera trouxer.