Supercarro Bentley Blower está de regresso 90 anos depois
O primeiro modelo construído exigiu aproximadamente 40 mil horas de trabalho e volta agora para uma série especial de 12 unidades. Já esgotada, claro.
Quando foi construído, no final dos anos 1920, o Bentley Blower - designação oficial era 4½ Liter - era visto como um dos mais avançados automóveis da altura, personificando tudo aquilo que um supercarro devia ser. Mas isso não chegou para convencer Sir Tim Burkin, piloto da marca na época, que decidiu equipar o carro com um compressor que aumentou a potência de 130 para 240 cv.
Agora, quase 90 anos depois, a Mulliner, a divisão de personalização da marca britânica, anunciou que vai construir 12 novas réplicas deste modelo. O problema? Já estão todas vendidas, mesmo que só sejam entregues aos compradores daqui a dois anos.
O primeiro carro da série a ser feito, que a Bentley denomina como "Carro Zero", foi construído com recurso a 1857 componentes desenhados e produzidos especialmente para o efeito, sendo que foram precisas cerca de 40 mil horas de trabalho para estar concluído.
Toda a construção foi feita com recurso a parceiros especializados, mesmo que a união de esforços até pareça, inicialmente, algo improvável: a empresa que fez o chassis em aço, por exemplo, faz normalmente caldeiras para locomotivas a vapor.
Pintado em preto e decorado com pele no interior, o "Carro Zero" tem bancos enchidos com 10 quilos de crina de cavalo cada, tal como o modelo original, e manteve o motor 4½ com as mesmas especificações do bloco original.
De acordo com a Bentley, e depois de realizar exigentes testes que replicaram competições como o rali Pequim-Paris e a Mille Miglia, estes modelos estão preparados para percorrer o equivalente a 35 mil quilómetros em estrada, numa condução normal, ou cerca de 8 mil quilómetros em pista.
A Bentley não divulgou o preço exigido por cada exemplar, mas a avaliar pela exclusividade, só podemos imaginar que foi uma pequena fortuna.
Flying Spur V8 é o novo trunfo da Bentley
O V8 é carro que se junta à gama Flying Spur da Bentley. O carro conta com 550 cavalos e 770 de binário.
“Little bastard”, a homenagem da Porsche ao 550 Spyder de James Dean
Speedster dos tempos modernos presta homenagem a um dos heróis da história da Porsche
Bentley lança livro de 228 mil euros
Esta edição limitada é uma das formas de assinalar os 100 anos da marca.
Fórmula 1. Mercedes apresenta novo e surpreendente W13
Ao contrário das épocas passadas, a cor dominante no design de 2022 é o prateado.
Carros de mármore: a última tendência entre os milionários
Esta moda começou no Dubai mas já pode ser vista nas ruas de Londres, ainda que os "modelos" tenham matrículas da Arábia Saudita.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Segunda geração do SUV subcompacto coreano, finalmente coroada com a versão 100% elétrica. E em relação à primeira, muito mudou. E para melhor.
Não é bem isso. É mais uma segunda vida para o construtor que já foi inglês, mas mudou de bandeira, e que agora é uma marca chinesa fabricante de viaturas elétricas.