Prazeres / Drive

“Little bastard”, a homenagem da Porsche ao 550 Spyder de James Dean

Speedster dos tempos modernos presta homenagem a um dos heróis da história da Porsche

Porsche Vision Spyder
Porsche Vision Spyder Foto: Porsche
15 de janeiro de 2021 | Miguel Dias

Foi em setembro de 1955 que o actor James Dean nos deixou, na sequência de um trágico acidente ao volante do seu Porsche 550 Spyder, numa corrida em Salinas, na Califórnia, nos Estados Unidos. Dean ficou para a história como um dos grandes ícones de Hollywood e o Porsche 550 Spyder prata que conduzia, que o ator apelidava de "little bastard" (qualquer coisa como "pequeno desgraçado"), permaneceu na memória de todos os que gostam de automóveis.

James Dean com o Porsche 550 Spyder
James Dean com o Porsche 550 Spyder Foto: D.R.

Ninguém mais esqueceu este 550 Spyder, nem mesmo a Porsche. E agora, 65 anos depois, a fabricante com sede em Estugarda, na Alemanha, mostrou ao mundo a sua interpretação moderna deste modelo.

Denominado Porsche Vision Spyder, este fantástico "speedster" não só presta homenagem ao malogrado actor como recorda o "little bastard", alcunha que carrega com orgulho na chapa de matrícula traseira.

Porsche Vision Spyder
Porsche Vision Spyder Foto: Porsche

Apesar dos traços modernos e das ligações à mais recente linguagem visual da Porsche, este Vision Spyder adopta inspirações retro óbvias que nos remetem de imediato para o 550 Spyder. O pequeno pára-brisas e a tampa do motor ventilada, na traseira, são exemplo disso mesmo.

No interior, mais uma homenagem ao pedigree desportivo do 550 Spyder, que durante a sua carreira somou 95 vitórias em 370 corridas. Destaca-se a gaiola de segurança ultramoderna desenvolvida em específico para este modelo e os dois lugares, sendo que todo o habitáculo foi despido dos elementos supérfluos que pudessem representar um aumento desnecessário de peso.

Porsche Vision Spyder
Porsche Vision Spyder

Apesar das atenções que atraiu, a Porsche já fez saber que não tem planos para produzir este modelo e recusa-se a especificar os detalhes do motor que o alimenta. Porém, e de acordo com as dimensões do Vision Spyder, não é difícil encontrar um motor perfeito para a tarefa no catálogo actual da marca germânica, basta olhar para o bloco boxer de seis cilindros, atmosférico, que anima o novo Porsche 718 Cayman GTS 4.0. Produz 400 cv de potência e 420 Nm de binário máximo, números que chegam para empurrar este desportivo dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 293 km/h.

Estes valores chegam para fazer suspirar qualquer "petrolhead", sobretudo quando pensamos que este Vision Spyder foi imaginado para ser um automóvel leve e muito ágil, tal como o 550 Spyder de James Dean, que apesar de contar com um motor 1.5 boxer de apenas 110 cv, pesava somente 550 quilos, alcançando um compromisso muito interessante entre peso e potência. Não era por isso de estranhar que chegasse aos 225 km/h de velocidade máxima, um marco impressionante para a época em que foi lançado, 1954.

Porsche Vision Spyder
Porsche Vision Spyder

Mas infelizmente, tudo isto não passa de um exercício de imaginação, já que a Porsche não pretende usar o Vision Spyder como base de um automóvel de produção. Será, isso sim, mais um elemento em destaque no Museu da Porsche, em Estugarda, onde se irá juntar a alguns dos modelos mais emblemáticos da história da marca de Zuffenhausen. Mas sonhar não custa, certo?

Saiba mais drive, automóvel, Porsche, Porsche 550 Spyder, little bastard, James Dean, homenagem, Porsche Vision Spyder, speedster
Relacionadas
Mais Lidas
Drive MG4: o renascimento da marca MG?

Não é bem isso. É mais uma segunda vida para o construtor que já foi inglês, mas mudou de bandeira, e que agora é uma marca chinesa fabricante de viaturas elétricas.

Drive O quadriciclo elétrico mais vendido do mundo custa menos de 10 mil euros

O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...