Estará a Apple prestes a apresentar o iCar?
No final de 2020, especulou-se sobre a entrada da gigante tecnológica no sector automóvel. Uma ideia demasiado fascinante para se deixar de lado, mas será mesmo verdade?
"A pergunta é esta: será a Tesla a Blackberry ou a Samsumg?", a analista Katy Huberty da companhia de serviços financeiros Morgan Stanley, coloca em aberto a questão no webcast organizado pela empresa a 29 de dezembro, de acordo com o Bussiness Insider.
Isto porque se a Apple estiver prestes a entrar no setor automóvel, com o seu próprio veículo elétrico e autónomo movido a inteligência artificial, como a Reuters e vários meios avançaram no final de 2020, o mais certo é encontrar na Tesla a sua principal concorrente.
Nesse caso, como se irá comportar a empresa de topo de Elon Musk fundada em 2003 e avaliada em biliões de dólares? Nos anos 2000, mais precisamente a 29 de junho de 2007, com a chegada do iPhone ao mercado tecnológico, duas das grandes empresas dominantes no setor reagiram de forma distinta. A Blackberry, líder na área e com um futuro demasiado promissor perdeu completamente o mercado para que trabalhava, já a sul-coreana Samsung com o sistema operacional Android seguiu em força com a maior oposição possível – até aos dias de hoje.
Para a Morgan Stanley, a companhia de Elon Musk terá tudo para se parecer mais com uma oposição ao estilo Samsung "Penso que existe um cenário em que tanto a Tesla como a Apple possam ser bem-sucedidas anos a fio", adianta Huberty.
Se já está a contorcer-se na cadeira de tanta excitação, contenha-se um pouco. É que, apesar de tudo, os analistas financeiros da Morgan Stanley admitem que a estreia da Apple no mercado dos transportes é ainda um projeto com um futuro difícil de precisar.
A empresa fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em 1976, nos EUA, estará desde 2014 a planear o iCar – ninguém nos disse o nome, mas é o caminho mais óbvio. O atual CEO,Tim Cook, terá dado nesse ano a ordem para iniciar o projeto "Apple Car", mas pouco se sabe ao certo.
Falam-se em testes e mais testes e parcerias nunca confirmadas (como com a BMW ou Mercedes). Tudo sempre envolto num secretismo muito à Apple. Os planos para o lançamento mais entusiasmante de sempre parecem, contudo, apontar só mesmo para 2024, mas quem sabe?
Um arqui-inimigo para a Tesla?
R. J. Scaringe, o fundador da marca automóvel Rivian, está prestes a lançar o primeiro automóvel elétrico que poderá destronar Elon Musk.
Apple passa a valer 2 biliões de dólares
A Apple é a primeira empresa americana a atingir este valor, uma ascensão espantosa que começou na pandemia.
“Little bastard”, a homenagem da Porsche ao 550 Spyder de James Dean
Speedster dos tempos modernos presta homenagem a um dos heróis da história da Porsche
A inteligência artificial que ajuda os humanos em vez de os substituir
A startup norte-americana ASAPP desenvolveu um software que treina os funcionários do atendimento ao cliente para que estes se tornem muito mais produtivos.
Land Rover Defender regressa modernizado e por 222 mil euros
Limitada a 25 exemplares em todo o mundo, a nova versão do Defender clássico, o Land Rover Defender Works V8 Trophy, presta homenagem ao mítico Camel Trophy.
iPhone tem mais de 200 novos emojis, incluindo alusivos à pandemia
A tão aguardada chegada da versão IOS 14.5 do iPhone traz novidades, incluíndo no universo de emojis, que são agora mais inclusivos e representativos do momento que vivemos: uma pandemia.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.