Prazeres / Drive

Estará a Apple prestes a apresentar o iCar?

No final de 2020, especulou-se sobre a entrada da gigante tecnológica no sector automóvel. Uma ideia demasiado fascinante para se deixar de lado, mas será mesmo verdade?

Foto: Unsplash
11 de janeiro de 2021 | Must

"A pergunta é esta: será a Tesla a Blackberry ou a Samsumg?", a analista Katy Huberty da companhia de serviços financeiros Morgan Stanley, coloca em aberto a questão no webcast organizado pela empresa a 29 de dezembro, de acordo com o Bussiness Insider.

Isto porque se a Apple estiver prestes a entrar no setor automóvel, com o seu próprio veículo elétrico e autónomo movido a inteligência artificial, como a Reuters e vários meios avançaram no final de 2020, o mais certo é encontrar na Tesla a sua principal concorrente.

Nesse caso, como se irá comportar a empresa de topo de Elon Musk fundada em 2003 e avaliada em biliões de dólares? Nos anos 2000, mais precisamente a 29 de junho de 2007, com a chegada do iPhone ao mercado tecnológico, duas das grandes empresas dominantes no setor reagiram de forma distinta. A Blackberry, líder na área e com um futuro demasiado promissor perdeu completamente o mercado para que trabalhava, já a sul-coreana Samsung com o sistema operacional Android seguiu em força com a maior oposição possível – até aos dias de hoje.

Para a Morgan Stanley, a companhia de Elon Musk terá tudo para se parecer mais com uma oposição ao estilo Samsung "Penso que existe um cenário em que tanto a Tesla como a Apple possam ser bem-sucedidas anos a fio", adianta Huberty.

Se já está a contorcer-se na cadeira de tanta excitação, contenha-se um pouco. É que, apesar de tudo, os analistas financeiros da Morgan Stanley admitem que a estreia da Apple no mercado dos transportes é ainda um projeto com um futuro difícil de precisar.

A empresa fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em 1976, nos EUA, estará desde 2014 a planear o iCar – ninguém nos disse o nome, mas é o caminho mais óbvio. O atual CEO,Tim Cook, terá dado nesse ano a ordem para iniciar o projeto "Apple Car", mas pouco se sabe ao certo.

Falam-se em testes e mais testes e parcerias nunca confirmadas (como com a BMW ou Mercedes). Tudo sempre envolto num secretismo muito à Apple. Os planos para o lançamento mais entusiasmante de sempre parecem, contudo, apontar só mesmo para 2024, mas quem sabe?

Saiba mais atualidade, drive, Apple, sector automóvel, iCar, Apple Car, Tesla, Blackberry, Samsung, Tim Cook, Elon Musk, Morgan Stanley
Relacionadas

Um arqui-inimigo para a Tesla?

R. J. Scaringe, o fundador da marca automóvel Rivian, está prestes a lançar o primeiro automóvel elétrico que poderá destronar Elon Musk.

Mais Lidas
Drive O quadriciclo elétrico mais vendido do mundo custa menos de 10 mil euros

O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...