Mini, um ícone reinventado
A marca acaba de lançar novas versões dos emblemáticos Cooper e Countryman.
O futuro quer-se mais mais elétrico e digital, é certo, mas no caso de marcas como a Mini o segredo passa por inovar sem esquecer o passado. Com uma história e um know-how que sempre celebraram o design aliado à funcionalidade, a Mini só podia acompanhar os novos tempos equilibrando as suas valências de sempre com uma maior atenção à tecnologia e ao ambiente. A marca britânica acaba, assim, de apresentar no International Motor Show, em Munique, as novas versões dos icónicos Mini Cooper e Mini Countryman, ambas com a eletrificação como objetivo central.
As mais recentes mudanças e atualizações espelham o espírito da marca que há mais de 60 anos revolucionou a forma de conduzir na cidade. Logo a começar pelos novos Cooper, modelo que chega à quinta geração com duas novas versões, ambas 100% elétricas e com pequenas diferenças de autonomia, mas não só: a marca garante uma melhor experiência de condução urbana, ao estilo de um kart, uma resposta mais eficaz em condução dinâmica e ainda uma melhoria da precisão da direção. Já o novo Countryman cresceu em altura e comprimento, para um maior conforto e segurança, adaptando-se à cidade, mas também a viagens fora dela através do sistema de tração integral. O design foi também pensado para melhorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de energia e é complementado por sistemas de assistência de nível 2, que permitem uma condução semiautomática. Quanto à autonomia, a Mini assegura que, em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido, a bateria será capaz de ir dos 10% aos 80%, podendo chegar aos mais de 400 quilómetros.
Outra das novidades é o Display OLED Central, com 24cm de diâmetro, de alta resolução e, pela primeira vez, num formato redondo. A ideia é tornar a experiência de condução imersiva e, claro, mais digital. Para isso, não faltam ecrãs de alta resolução e controlo por voz melhorado, que inclui um assistente pessoal inteligente. O que se poderia pedir mais?
Opel Olympia Rekord CarAVan – 70 anos
Em 1953, no Salão de Frankfurt, era apresentada a primeira station wagon de produção em série de um fabricante alemão. A Opel deu o pontapé de saída para uma tendência que ficaria na História.
Os 60 anos do Porsche 911
A 12 de setembro de 1963, a Porsche apresentava no Salão de Frankfurt o 911 (ex-901, já lá iremos), um dos mais importantes modelos da história do Automóvel. Fez, no início desta semana, 60 anos.
Lamborghini do filme "O Lobo de Wall Street" vai a leilão
Referimo-nos, claro, ao Lamborghini Countach 25th Anniversary Edition de 1989 conduzido por Leonardo DiCaprio, um de apenas 12 exemplares enviados para os Estados Unidos com a pintura toda em branco, por dentro e por fora.
Lancia Stratos: a primeira vitória foi há 50 anos
Verdadeira besta dos ralis, o Lancia Stratos marcou uma época de ouro na competição automóvel. E foi o segundo dos quatro magníficos cavalos de batalha da marca italiana: Fulvia, Stratos, 037 e Delta. Ó tempo, volta para trás!
ID. Buzz. O regresso do "pão de forma", mais moderno e... elétrico!
Se existisse para os automóveis um CVC (Coeficiente de Virar Cabeças), o Volkswagen ID. Buzz atingiria os 100%. Ninguém fica indiferente quando passa na rua ou na estrada. É o verdadeiro “pão de forma” versão século XXI.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
É, para muito boa gente, “o” Porsche 911. Por maioria de razão, também é, para essa muito boa gente, “o” Porsche, ponto final. Há 50 anos, nascia o 911 Turbo.
Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.