Prazeres / Drive

Lancia Stratos: a primeira vitória foi há 50 anos

Verdadeira besta dos ralis, o Lancia Stratos marcou uma época de ouro na competição automóvel. E foi o segundo dos quatro magníficos cavalos de batalha da marca italiana: Fulvia, Stratos, 037 e Delta. Ó tempo, volta para trás!

 Lancia Stratos, um alien no panorama dos ralis internacionais
Lancia Stratos, um alien no panorama dos ralis internacionais Foto: Stellantis
29 de setembro de 2023 | Luís Merca

24 de setembro de 1973. Acabam de passar 50 anos sobre esta data. Em 1973, terminava a 18.ª edição do Tour de France Automobile com a vitória do Lancia Stratos N.º 111 de Sandro Munari/Mario Mannucci. Foi a estreia em vitórias internacionais do novo modelo da Lancia, pensado de raiz para substituir o Fulvia e continuar o domínio da Lancia nos ralis. Cumprida a produção de 492 unidades "civis" – para assegurar a homologação em Grupo 4 – o Stratos não enganava ninguém: ali estava um carro de ralis, que por acaso até tinha uma versão que podia circular na estrada.

O Lancia Stratos marcou uma época
O Lancia Stratos marcou uma época Foto: Stellantis

Lancia Stratos, o precursor do Grupo B

Anos antes do nascimento e queda dos "monstros" do Grupo B, o Lancia Stratos assumia-se já como um alien no panorama dos ralis internacionais: châssis tubular, carroçaria em fibra de vidro, motor V6 derivado do Ferrari Dino e colocado em posição central traseira, muita potência (acima dos 300 cavalos) para pouco peso (até 880 kg, consoante a configuração), e uma manobrabilidade quase ideal para correr em rally – ainda atualmente faz alguma impressão ver a curtíssima distância entre eixos (2.18m!), para um comprimento total de apenas 3.71m. Desenhado pelo Studio Stile Bertone, as linhas do Stratos receberam a assinatura de Marcello Gandini, o designer responsável pelos Lamborghini Miura e Countach. Coisa pouca.

O Stratos recebeu a assinatura de Marcello Gandini, o designer responsável pelos Lamborghini Miura e Countach.
O Stratos recebeu a assinatura de Marcello Gandini, o designer responsável pelos Lamborghini Miura e Countach. Foto: Stellantis

Sandro Munari

Talvez o primeiro dos pilotos-de-ralis-superstars que viriam a despontar décadas depois. Nascido em 1940, em plena ocupação nazi da sua bella Italia, Munari começou a competir nos anos 60 e sagrou-se campeão italiano em 1967 e 1969. Em 1972, ao volante de um Lancia Fulvia, venceu o Rallye de Monte Carlo pela primeira vez, feito que repetiria outras três, já ao volante do Stratos. No ano seguinte, em que deu ao novo modelo a sua primeira vitória numa prova internacional (a efeméride que hoje aqui se assinala), venceu o Campeonato da Europa de Ralis, e em 1974 correu no que viria a chamar-se mais tarde o WRC. Mas os seus dotes de pilotagem não se ficavam "apenas" pelos ralis: em 1972 dividiu um Ferrari 312 PB com o argentino Arturo Merzario e ambos venceram a Targa Florio, prova de resistência em estrada aberta.

Uma carreira ilustre

Entre 1974 e 1981, quando questões de política interna dentro do Grupo Fiat o atiraram prematuramente para a prateleira (leia-se para fora do circuito dos ralis, sendo substituído pelo Fiat 131 Abarth), o Lancia Stratos conquistou 18 vitórias em provas do campeonato do mundo. Para a estatística, os 50 anos da primeira vitória que se comemoram agora, no Tour de France Auto de 1973, fariam eco oito anos mais tarde, com a última grande vitória internacional do Stratos a acontecer em 1981, precisamente no mesmo Tour de France Auto. O ciclo estava fechado. Só anos mais tarde, novas politiquices dentro do Grupo voltariam a dar prioridade à Lancia para construir uma nova máquina de ralis: nascia então o 037, mas isso faz parte de outra história.

Saiba mais Rali, Marcello Gandini, Campeonato Mundial de Rali, Marcello Gandini, Sandro Munari, Corrida de automóveis, Desporto, Lancia
Relacionadas

Os 60 anos do Porsche 911

A 12 de setembro de 1963, a Porsche apresentava no Salão de Frankfurt o 911 (ex-901, já lá iremos), um dos mais importantes modelos da história do Automóvel. Fez, no início desta semana, 60 anos.

Os 75 anos do Porsche 356

Há três quartos de século, Ferry Porsche lançava o 356, o primeiro modelo de produção de uma marca que se estabeleceria como um píncaro da indústria e do desporto automóvel.

BYD Han, o anti-Tesla Model S?

Um sedan executivo, chinês e elétrico, pois então, para visar o modelo de topo da Tesla. Terá a mira demasiado alta ou é um tiro certeiro?

Opel Olympia Rekord CarAVan – 70 anos

Em 1953, no Salão de Frankfurt, era apresentada a primeira station wagon de produção em série de um fabricante alemão. A Opel deu o pontapé de saída para uma tendência que ficaria na História.

Mais Lidas
Drive ZEEKR: mais uma marca chinesa?

Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.