Jaguar da família real inglesa vai a leilão
A Sotheby’s vai leiloar o Jaguar personalizado pertencente ao falecido lorde Mountbatten, tio do príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II.
No próximo dia 24 de março, a reputada Sotheby's vai organizar um leilão muito especial. Trata-se da coleção de arte, mobiliário e jóias da família Mountbatten. Entre as 384 relíquias, está incluído um Jaguar que pertenceu a lord Louis Mountbatten.
Falamos, nada mais nada menos, do que do tio do duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II. Lord Mountbatten era carinhosamente apelidado na família de "Tio Dickie" e a sua predelição por carros de luxo nunca foi segredo para nínguém. O modelo que vai agora a leilão era um dos seus automóveis mais emblemáticos, o Jaguar 420.
O carro foi um presente da sua mulher, Edwina, nos anos 1960.
O facto do carro ser personalizado torna-o ainda mais fascinante, começando pela cor, já que o Jaguar 420 de 1967 teve direito a uma pintura azul clara, apelidada mesmo como "Mountbatten Blue".
Mas há mais: o carro tem as insígnias reais Mountbatten inscritas, por exemplo no tejadilho e nas portas, e tem um dos primeiros para-brisas dianteiros aquecidos em modelos Jaguar. Na altura, dispunha ainda de uma pequena coroa vermelha colocada perto do para-brisas, que permitia a Mountbatten conduzir a alta velocidade, sem que fosse questionado pela polícia.
O motor é de 6 cilindros de 4235 centímetros cúbicos e 245 cavalos. Apesar de ser um carro bem à frente do seu tempo, acabou por ficar na sombra de outros modelos Jaguar como o E-Type, por exemplo. Agora a Sotheby's está a pedir entre as 10 mil e as 20 mil libras por ele, algo como 11,640 e 23,280 euros.
Mountbatten era irmão da mãe do duque de Edimburgo e teve um papel de relevo nas Forças Militares do Reino Unido, com um destaque proeminente na Marinha Real britânica. Morreu em 1979 num atentado do IRA.
A história do E-Type, um clássico da Jaguar que celebra 60 anos
Os designers da icónica marca criaram uma gama de peças exclusivas para celebrar o 60º aniversário de uma lenda automóvel, o E-Type de 1961. Conheça a sua história, incluíndo a inesquecível apresentação mundial em Genebra.
Vespa comemora 75º aniversário com série especial
Para assinalar este marco, a Vespa apostou numa edição ao estilo vintage que a caracteriza, num tom dourado, em edição limitada, e apenas disponível em alguns modelos.
Jaguar recupera modelo histórico com 70 anos
Ícone das 24 Horas de Le Mans nos anos 1950, o C-Type está de regresso. No total serão produzidas apenas oito unidades.
David Beckham quis prestar homenagem ao príncipe Philip (e não foi o único)
O duque de Edimburgo partiu na última sexta-feira, dia 9, deixando os britânicos consternados. Desde então, as manifestações de carinho do público multiplicaram-se nas redes sociais, e até mesmo as celebridades quiserem mostrar o seu apreço pelo marido da Rainha Isabel II.
Esta bicicleta tem carimbo de luxo
A Louis Vuitton aliou-se à Maison Tamboite para criar a bicicleta LV, disponível por mais de 22 mil euros. É caso para se pensar que pedalar nunca teve tanto estilo.
Rainha quebra tradição e protocolo no funeral do príncipe Philip pelo neto
Por decisão da rainha Isabel II, os membros séniores da monarquia britânica deverão usar roupa civil na última homenagem ao duque de Edimburgo, ao invés dos tradicionais uniformes militares. O propósito desta decisão será poupar constrangimentos aos príncipes Harry e André.
Com uma relação estabelecida desde 2020, este é o quarto automóvel personalizado pela marca de moda nova-iorquina.
Provavelmente. Mas tal como com a cerveja, um automóvel deve ser experimentado para se determinar se sim ou sopas. Foi o que fomos fazer ali à Califórnia.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Uma vez que são construídos à mão, fazer uma estimativa do valor dos automóveis mais velozes do mundo não é fácil. Mas prometemos tentar.