A história do E-Type, um clássico da Jaguar que celebra 60 anos
Os designers da icónica marca criaram uma gama de peças exclusivas para celebrar o 60º aniversário de uma lenda automóvel, o E-Type de 1961. Conheça a sua história, incluíndo a inesquecível apresentação mundial em Genebra.
O modelo foi exibido pela primeira vez à imprensa a 15 de março de 1961, tornando-se num ícone quase desde o primeiro minuto, já que houve um grande alarido logo no anúncio do seu lançamento. Segundo a história do E-Type, tal foi a quantidade de pedidos para test-drives por parte dos meios de comunicação britânicos, que o carro ainda se encontrava na costa britânica, na noite de 14 de março de 1961, à espera de ser transportado até Genebra, local da apresentação mundial.
O carro foi revolucionário em muitos aspetos, mas foi o design elegante e fora da caixa que o distinguiu dos restantes carros do mercado da época. No entanto, não foi apenas o aspeto que fez do Jaguar E-Type um dos carros mais desejados do mundo. O preço de lançamento rondava as 2250 libras, o que hoje seriam cerca de 38 mil, o que o tornou surpreendentemente mais acessível do que muitos outros carros desportivos.
Também apresentava especificações muito mais modernas, tais como suspensão traseira independente e travões de disco versáteis, tudo bastante à frente do seu tempo. O motor, de 3,8 litros, podia atingir uma velocidade máxima de 150mph (equivalente a 241 kph), o que o tornava no veículo de produção mais rápido do mundo na época.
O E-Type continua a ser um dos carros mais desejados de sempre, e um dos preferidos das celebridades. Segundo a marca, Frank Sinatra, que viu o Jaguar na inauguração de 1961, terá dito: "eu quero aquele carro, e quero-o agora". Outros proprietários famosos incluem nomes como George Harrison, Roy Orbison, George Best, Tony Curtis ou Peter Sellers.
Para celebrar o 60º aniversário do Jaguar E-Type, a marca lançou uma coleção de impressões em posters de edição limitada, t-shirts e modelos à escala, que comemoram as duas viagens de Coventry à Suíça, para a apresentação do veículo no Salão Automóvel de Genebra. Presta homenagem aos veículos "9600 HP" e "77 RW", protagonistas desta apresentação mundial em março de 1961.
Nova 'bomba': conheça o Porsche 911 GT3
Super desportivo revela argumentos ainda mais poderosos do que o modelo que agora substitui.
Jaguar da família real inglesa vai a leilão
A Sotheby’s vai leiloar o Jaguar personalizado pertencente ao falecido lorde Mountbatten, tio do príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II.
Land Rover Defender regressa modernizado e por 222 mil euros
Limitada a 25 exemplares em todo o mundo, a nova versão do Defender clássico, o Land Rover Defender Works V8 Trophy, presta homenagem ao mítico Camel Trophy.
Vespa comemora 75º aniversário com série especial
Para assinalar este marco, a Vespa apostou numa edição ao estilo vintage que a caracteriza, num tom dourado, em edição limitada, e apenas disponível em alguns modelos.
Jaguar recupera modelo histórico com 70 anos
Ícone das 24 Horas de Le Mans nos anos 1950, o C-Type está de regresso. No total serão produzidas apenas oito unidades.
Um lugar exclusivo em Portugal para os clássicos da BMW
Um investimento de 600 mil euros em Braga, agora aberto a clientes, mas também visitantes mais curiosos, onde também se pode ver uma exposição de modelos antigos BMW.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Segunda geração do SUV subcompacto coreano, finalmente coroada com a versão 100% elétrica. E em relação à primeira, muito mudou. E para melhor.
Não é bem isso. É mais uma segunda vida para o construtor que já foi inglês, mas mudou de bandeira, e que agora é uma marca chinesa fabricante de viaturas elétricas.