Receita: Corações de alface com molho de iogurte
De programa de televisão para livro, Luísa Villar viajou até ao passado para descobrir tradicões gastronómicas portuguesas. Aprenda a fazer esta receita, uma invenção de Luisa, para o livro 'Mesaluisa - Receitas e Mulheres de Todos os Tempos'.
- 3 corações de alface
- 1 iogurte grego natural
- 1 lima
- 6 folhas de hortelã
- 50 g de avelã torrada
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Confeção:
Liga-se o forno a 180 °C.
Cortam-se os corações de alface ao meio no sentido do comprimento.
Colocam-se num prato de ir ao forno com a parte interior para cima.
Temperam-se com sal e pimenta em grão e regam-se com um fio de azeite.
Vão ao forno 15 minutos. Entretanto, numa tigela, junta-se o iogurte, as raspas e o sumo de ½ lima, e as folhas de hortelã cortadas em tiras fininhas. Tempera-se com sal e pimenta.
Retiram-se as alfaces do forno, regam-se com o molho de iogurte e salpicam-se com as avelãs torradas e picadas.
Serve-se imediatamente.
Vinhos para celebrar a vida
Há muito para comemorar esta semana. Na região do Oeste festeja-se 25 anos de marca, perto da Serra de Aire há vinhos com novo grafismo, uma década no Douro e 20 anos de carreira na Bairrada. Há parcelas especiais e vinhos de sempre. Datas para assinalar em várias regiões do país com vinhos, comentários e notas dos enólogos e produtores.
Vinhos para sossegar o espírito
Com as festas à porta, um copo de vinho para descontrair e relaxar. Dois clássicos do Douro, dois conventuais, mas de regiões distintas, uma proposta bem a norte e o lançamento de uma gama que marca a chegada dos novos donos. Para ir saboreando, com quietude.
Receita. Buñuelos, a sobremesa natalícia do México que vai brilhar na consoada portuguesa
O Natal é feito de tradições, todos o sabemos, mas inovar à mesa também é permitido. Deixe-se influenciar pelos sabores do lado de lá do Atlântico e triunfe junto dos seus com uma proposta inusitada.
Descobrir Portugal à mesa
Pensar que os melhores restaurantes se localizam unicamente nas metrópoles é cair num engodo dispensável. A MUST foi conhecer três lugares de exceção, com cozinha de autor. Começando no Ribatejo, passando pela Costa Vicentina e terminando na capital Algarvia, descentralizar é o mote desta peça gastronómica.
Como virar um especialista em vinho em 7 curtas lições
Sejamos sinceros, a maioria das pessoas exagera um pouco (vamos dizer assim) nos seus conhecimentos vínicos. Mas a verdade é que ninguém precisa de largar o emprego para aprender a apreciar um bom vinho.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
Produtores, enólogos, académicos, jornalistas, responsáveis de restaurantes e garrafeiras responderam sobre o tema dos vinhos de guarda. A ideia foi saber o que são vinhos para envelhecer, os mais adequados, como se fazem no terreno e nas adegas.