Receita. Buñuelos, a sobremesa natalícia do México que vai brilhar na consoada portuguesa
O Natal é feito de tradições, todos o sabemos, mas inovar à mesa também é permitido. Deixe-se influenciar pelos sabores do lado de lá do Atlântico e triunfe junto dos seus com uma proposta inusitada.
A sugestão que lhe trazemos para as festividades deste ano vem diretamente do restaurante Salta em Lisboa, de que aliás já lhe falámos aqui. Nesta cozinha de autor, unem-se os sabores da Ásia e da América Central.
Desta última, surgem-nos os buñuelos, uma sobremesa de Natal mexicana que constitui uma das tradições gastronómicas mais antigas daquele país, e que por esta altura também faz parte da carta do restaurante. Se quiser tentar a proeza em casa, aqui fica a receita.
Uma dica. Para este tipo de bolinhos fritos com massa feita à base de farinha, o recheio pode ser literalmente o que quiser. Aqui sugerimos gelado de framboesa, mas sinta-se livre para arriscar.
Ingredientes:
- 360g de farinha
- 5g de fermento em pó
- 5g de sal
- 265g de açúcar
- 125ml de óleo vegetal
- 250ml de água fria
- 7g de canela em pó
- Óleo para fritar
Confeção:
Bata a farinha, o fermento, o sal e 15g de açúcar no processador de alimentos até incorporar. Adicione a gordura vegetal e misture até que o preparado se assemelhe a areia húmida, ou seja, 10 a 15 vezes. Com o processador em funcionamento, adicione água aos poucos até que a massa esteja homogénea.
Coloque a massa numa superfície com farinha e amasse-a até ficar lisa e elástica (cerca de 1 minuto). Cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Adicione o óleo vegetal a uma frigideira grande em lume médio e aqueça a 180 graus.
Adicione a canela aos restantes 250g de açúcar numa tigela pequena e reserve.
Molde a massa em 24 bolas (4cm), e cubra-as até à sua utilização. Numa superfície levemente enfarinhada, polvilhe cada bola de massa com farinha e com o rolo da massa torne-as fatias finas (de aproximadamente 12 cm). Repita o processo: duas bolas de massa de cada vez, antes de fritar.
Frite duas rodelas de massa de cada vez, até dourar e ficarem crocantes, 2 a 3 minutos de cada lado. Remova os buñuelos para um prato/tabuleiro forrado com papel de cozinha, e polvilhe os dois lados com a mistura de canela e açúcar, e estão prontos a servir.
Os buñuelos podem ser armazenados num recipiente hermético durante 3 dias. Servir com gelado de framboesa (ou outro, a gosto).
Receita: Corações de alface com molho de iogurte
De programa de televisão para livro, Luísa Villar viajou até ao passado para descobrir tradicões gastronómicas portuguesas. Aprenda a fazer esta receita, uma invenção de Luisa, para o livro 'Mesaluisa - Receitas e Mulheres de Todos os Tempos'.
6 vinhos para celebrar o fim de ano
Uma seleção que conta com dois vinhos feitos a partir de uma única casta, mas de regiões bem diferentes. Uns “autênticos” do Dão e do Douro, e um alentejano que desafia o habitual. Ainda um Porto que comemora duas décadas de atividade.
Receita. Pataniscas verdes de arrasar, por Matt Preston
Aprenda a cozinhar com Matt Preston, que cedeu à MUST uma das receitas do seu novo livro dedicado aos vegetais.
Vinhos para começar com o pé direito
Numa altura em que se fazem promessas e se pensa no futuro, a frase de Benjamim Franklin vem a calhar: “Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água”. Para a primeira parte, as propostas são dois tintos e um branco do Douro e do Alentejo, dois brancos bem díspares e um tinto.
Receitas: os clássicos bacalhau à Brás e sericaia, reinventados por Henrique Sá Pessoa
A propósito do lançamento do seu novo livro, Comtradição, o chef partilhou com a MUST duas receitas imperdíveis que pode encontrar nesta obra, inspirada nas tradições da cozinha portuguesa, mas com um twist contemporâneo.
SOI, o restaurante que recria street food com sabores asiáticos
O chef Maurício Vale transformou um restaurante de esquina no Cais Sodré num oásis gastronómico capaz de nos levar até aos sítios mais remotos da Ásia.
La Brasserie, a cervejaria francesa em Nova Iorque que homenageia Anthony Bourdain
Popularizado pelo falecido chef Anthony Bourdain, sob o nome Les Halles, este bistrô em Nova Iorque recebe agora um novo nome tem um novo proprietário. Francis Staub, magnata da indústria de panelas, pretende homenagear o chef americano na cidade que nunca dorme.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.