Carros cheios de adrenalina
Carros há muitos, mas há alguns fabricados para fazer sorrir os homens que gostam de conduzir. Saiba qual poderá ser o seu próximo carro de sonho.
A testosterona é o que alimenta o desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos e um símbolo tipicamente do homem. Os automóveis tipicamente masculinos (sexismo à parte, pois existem mulheres que também os apreciam) costumam envolver mais emoção e menos razão. Adora conduzir? Então o que se segue é para si. Os roadsters de dois lugares, bem perto do chão e com pouco conforto, mas emoções bem fortes na hora de conduzir, são exemplos desse tipo de carros onde as sensações, atrás do volante, fazem-no querer continuar a fazer quilómetros e muitas curvas. O mesmo se pode dizer dos jipes ou pick ups – noutro tipo de emoções ao volante, é certo – que passam por todo o lado sem dificuldade; ou dos desportivos mais intensos, ou mesmo do luxo, repletos de mordomias e, claro, de cavalos de potência. Todos eles suscitam emoções diferentes, como os típicos Renault Clio, Peugeot 208 e Renault Mégane (não nas versões mais potentes), que foram os três modelos mais vendidos em Portugal, em 2016. O que se segue tem como única regra o facto de serem relativamente carros recentes (e entusiasmantes, claro) e com preço-base até aos 100 mil euros, para que o sonho masculino não esteja apenas ao alcance de magnatas milionários.
Alfa Romeo 4C
A marca italiana tem sido, ao longo dos anos, mais do agrado do público masculino. Aposta sempre em linhas agressivas e que apelam a uma condução mais intensa. Nos últimos anos surgiram modelos que passaram a ter um público mais feminino. Não é o caso do Alfa Romeo 4C, um roadster de dois lugares fabricado em Modena, na fábrica da Maserati, que é apaixonante só de olhar para ele. Seguem-se características apetecíveis para quem gosta de conduzir. Além de tracção traseira, tem uma estrutura repleta de alumínio e de tubos de carbono. E o que é que isso significa? Permite um peso baixo, de 895 kg, que torna o modelo mais rápido, intenso e mais facilmente controlável (e entusiasmante) nas curvas. Há um senão em relação ao conforto por não existir direcção assistida, o que complica manobras como o estacionamento, mas que lhe dá uma condução mais genuína. O 4C apresenta rotações mais elevadas e está tão próximo do chão que balança pouco ou quase nada nas curvas. Não é o modelo mais confortável e fácil nos roadsters, mas é um daqueles que chamará mais atenções pelo design incrível e à italiana.
Morgan 3 Wheeler
Uma mota tem duas rodas (há algumas scooters com três) e um automóvel tem quatro rodas. Certo? Errado. Os ingleses nunca gostaram de cumprir as normas – conduzem do lado esquerdo da estrada! – e foram eles que criaram o roadster, o modelo de dois lugares, muitas vezes descapotável e bem perto do chão para dar prazer redobrado. Exemplo disso é o Morgan 3 Wheeler, um chamado cyclecar. Quem o vê pensa que é um clássico antigo, muito bem conservado. As linhas são próprias de um clássico e inspira-se nos modelos dos anos de 1930 e 1940, da Morgan. E o funcionamento é à maneira desses tempos: um luxo, embora sem mordomias de conforto. Mas o modelo ? que faria o criador da marca, Harry Morgan, ficar orgulhoso ? é dos tempos modernos. Foi lançado há quatro anos, mas só recentemente chegou a Portugal. Na frente do cyclecar, o que parecem ser dois ‘canecos’, bem à vista, dão-nos apenas 1000 cm³ de cilindrada num motor que é de uma mota. Não é por acaso: o Morgan 3 Wheeler é uma espécie de carro que permite muitas das emoções de conduzir uma mota – foi esse o conceito imaginado por Herry Morgan quando criou a marca, há quase 100 anos. A potência (tem tracção traseira) chega e sobra para o modelo que pesa 550 kg e que atinge os 100 km em apenas 4,5 segundos. As emoções ao volante surgem logo que arrancamos com o modelo repentino, o que exige alguma habituação. O que se segue é uma alegria constante a cada curva – a 40 km/h parece que vamos a 120 km, colocando sempre as emoções à flor da pele. É de experimentar, pelo menos uma vez na vida.
Land Rover Discovery
Um carro de excessos, muitos deles entusiasmantes. Assim é o Land Rover Discovery. O modelo da marca de origem britânica não só permite sentar sete ocupantes como, não sendo o mais elegante dos SUV – é enorme em altura (1m 85cm), largura (2m 07cm) e em comprimento (quase 5m) –, é luxuoso e um devorador de quilómetros fora da estrada. É, portanto, ‘pau para toda a obra’, sendo que estamos a referir uma obra repleta de mordomias e de luxo. Aventura é o seu nome do meio ou não conseguisse circular com água até 90 cm de profundidade e passar com facilidade por vários obstáculos. O espaço no interior é generoso, permitindo a todos os passageiros ficarem confortáveis nas belas poltronas em pele (pode-se encomendar aquecimento em todos os bancos). Os bancos da terceira fila são um pouco mais apertados e estão ocultados por debaixo do piso da bagageira. Dá ainda para controlar, pelo painel multimédia à frente, o rebatimento dos vários bancos de trás. Apesar do tamanho, o Discovery é estável nas curvas e um deleite luxuoso no todo-o-terreno. Para alimentá-lo pode escolher o motor menos potente da gama (2.0 diesel de 240 cv), que já chega para aventuras entusiasmantes. Preço: desde €86.000
Kia Stinger V6
Tem nome de míssil terra-ar (Stinger), ou seja: promete. E quem o experimentar vai ficar ‘picado’. A Kia (o grupo coreano Hyundai/Kia) contratou, há dois anos, o chefe da divisão M (desportiva) da BMW, Albert Biermann. O resultado foi conhecido, agora, sob a forma do intenso Kia Stinger. Há muitos BMW – M2, M3, M4 ou M5 – que podíamos sugerir, mas este novo Kia é a abertura da marca coreana, normalmente associada a modelos racionais, a um maravilhoso novo mundo arrojado. A nível de design, o Stinger é uma mistura entre BMW e Maserati – inspira-se, mesmo, nos modelos grande turismo da marca italiana. A versão V6 do Stinger é a mais entusiasmante, com um motor de 3.3 litros, duplo turbo, com 370 CV de potência, que deixa qualquer um com ‘água na boca’ – e o preço não é propriamente ‘pornográfico’. O interior também dá mais ares de BMW do que de Kia – e até tem uma pequena inspiração da Ferrari. Depois, como bom grande turismo que é, tem espaço razoável para quatro ocupantes e chega aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Nada mau para um Kia! O Stinger possui rotações elevadas e é fácil guiá-lo nas curvas, de sorriso nos lábios.
Um arqui-inimigo para a Tesla?
R. J. Scaringe, o fundador da marca automóvel Rivian, está prestes a lançar o primeiro automóvel elétrico que poderá destronar Elon Musk.
Será este o carro mais sexy do mundo?
Foi a coqueluche de celebridades, entre as quais Steve McQueen, George Best ou Brigitte Bardot. Sabe de que carro falamos?
O personalizador dos carros dos famosos
O leitor é um jogador de futebol da primeira liga e acaba de gastar um quarto de milhão num supercarro. Apesar disso, ainda lhe falta qualquer coisa… É então que entra em cena Yianni Charalambous – alguém pediu pele de cobra?
Leonardo DiCaprio apresenta novo Fiat 500 elétrico
Pela primeira vez, a Fiat apresenta um carro totalmente elétrico. Leonardo DiCaprio, conhecido ativista pelo ambiente, protagoniza os vídeos.
Como o novo coronavírus está a mudar as regras da pornografia
Como em todas as áreas, também a da indústria pornográfica está a sofrer alterações com a disseminação do Covid-19, que levou o mundo a permanecer em casa. E não se trata apenas de mais afluência aos sites e plataformas de streaming.
Carros de mármore: a última tendência entre os milionários
Esta moda começou no Dubai mas já pode ser vista nas ruas de Londres, ainda que os "modelos" tenham matrículas da Arábia Saudita.
Os melhores super-desportivos de que nunca ouviu falar
É no reino dos superdesportivos que surgem cada vez mais propostas movidas a eletricidade. A categoria está ao rubro, mais até do que nos irmãos a combustão, afinal, não é por acaso que velocidade rima com eletricidade.
60 anos do Renault 4, o terceiro modelo mais vendido da história do automóvel
Chamaram-lhe ‘blue jeans’, já que dava para todas as ocasiões e cumpria todas as funções – seja de fato-macaco ou de ‘tailleur’ completo. O Renault 4 está a comemorar 60 anos e é um dos modelos mais marcantes da história do Automóvel.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
Produtores, enólogos, académicos, jornalistas, responsáveis de restaurantes e garrafeiras responderam sobre o tema dos vinhos de guarda. A ideia foi saber o que são vinhos para envelhecer, os mais adequados, como se fazem no terreno e nas adegas.