Este mês há festa da Ópera em Lisboa
É a 4ª edição do Operafest Lisboa, que decorre de 18 de agosto a 9 de setembro. Arranca com Carmen Bizet e termina com uma rave operática.
O Operafest Lisboa está de volta e com uma excelente programação: Carmen, Suor Angelica e A Flauta Mágica são apenas algumas das atuações esperadas, assim como homenagens a Maria Callas e filmes para ver na Cinemateca.
Este festival nasceu no primeiro ano da pandemia, e chega agora à sua 4ª edição, que decorre de 18 de agosto a 8 de setembro. A programação deste ano consegue ser ainda mais diversificada e aliciante e promete fazer trazer a Lisboa o melhor da ópera, durante praticamente um mês. Os locais vão ser vários, entre o Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, o Teatro Romano, o Centro Cultural de Belém e a Cinemateca Portuguesa.
Julgando pelo sucesso das edições anteriores com grande adesão de público, excelentes críticas internacionais e resultados inéditos de captação de novos públicos, este ano não será excepção e pode até superar as expectativas. De acordo com dados recolhidos pela organização, 37% do seu público em 2022 foi à ópera pela primeira vez.
Sob o mote "Entre o Céu e o Inferno: Do prazer supremo ao medo mais profundo", vamos poder assistir a três das óperas mais conhecidas de sempre: Carmen de Bizet, Suor Angelica de Puccini e A Flauta Mágica de Mozart (esta última dedicada a toda a família e em português). Em estreia absoluta, destaque para a primeira ópera do jovem compositor Francisco Lima da Silva Rigor mortis. Está agendada também uma performance de Gustavo Sumpta Forças Ocultas no Teatro Romano. A par disso, existirão conferências várias e cursos livres no âmbito cultural do El corte inglés, filmes-ópera no arranque do ciclo cine-ópera, na Cinemateca Portuguesa, evocando o centenário do nascimento da inigualável Maria Callas, aulas de canto para amadores, e o único concurso de ópera contemporânea do país – Maratona Ópera XXI. Para finalizar, só mesmo a emblemática rave operática que costuma fazer furor no último dia desta festa da ópera, a 8 de setembro.
Viagem visual: As mais belas bibliotecas e seus tesouros
A Taschen edita "The World’s Most Beautiful Libraries", do fotógrafo Massimo Listri, que compila detalhes arquitetónicos impressionantes daquelas que albergam os acervos literários mais importantes do mundo.
Cidade do Zero: um mercado repleto de debates, oficinas e workshops no CCB
O Centro Cultural de Belém transforma-se em 'mini-cidade' já nos dias 16 e 17 de setembro. Um mercado com 125 marcas, quase todas portuguesas, com direito a trocas e reparações.
Obras do Brasil, México e EUA em exposição na Comporta
A Casa da Cultura da Comporta recebe 18 artistas contemporâneos, portugueses e internacionais, através de uma sinergia entre as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e kurimazutto, entre julho e agosto.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.