Viagem visual: As mais belas bibliotecas e seus tesouros
A Taschen edita "The World’s Most Beautiful Libraries", do fotógrafo Massimo Listri, que compila detalhes arquitetónicos impressionantes daquelas que albergam os acervos literários mais importantes do mundo.
Sítios de culto e de reflexão há séculos, as bibliotecas mais antigas do mundo conseguem ser um verdadeiro espanto arquitetónico, até para os menos admiradores da Arte aliada à Literatura. Desde os poderosos salões da antiga Alexandria até aos majestosos tetos da Biblioteca Morgan em Nova Iorque, Massimo Listri, prestigiado fotógrafo italiano, homenageia a herança visual de algumas das mais belas bibliotecas do mundo num livro escrito por Georg Ruppelt e Elisabeth Sladek.
Nesta sua mais recente viagem visual, "The World’s Most Beautiful Libraries", Massimo Listri revela o seu olhar atento a edifícios históricos como a Biblioteca Apostólica do Vaticano, onde estão as famosas coleções papais, como a Biblioteca do Trinity College, onde se encontram os famosíssimos Livro de Kells e Livro de Durrow, ou a Biblioteca Laurentiana, em Florença, a biblioteca privada da poderosa Casa de Médicis, concebida por Miguel Ângelo, onde repousam importantes coleções literárias.
"Através de grandes portas de madeira, subindo escadas em espiral e ao longo de corredores requintados e repletos de prateleiras, ele conduz-nos através de extraordinárias bibliotecas privadas, públicas, educativas e monásticas, que remontam a 766" lê-se na sinopse deste livro, editado pela TASCHEN em agosto de 2024. Listri abre-nos ao mundo de bibliotecas que são verdadeiras instituições erguidas em vários tempos, do medieval ao clássico, do barroco ao rococó, até às referências do século XIX. O fotógrafo capta o exterior e o interior destas bibliotecas, que guardam "alguns dos mais preciosos registos do pensamento e da ação humana, inscritos e impressos em manuscritos, volumes, rolos de papiro e incunábulos".
Ao longo de 512 páginas, as imagens de Listri captam a atmosfera única de cada biblioteca, e são acompanhadas de descrições minuciosas, dando a conhecer ao leitor não só os espantosos acervos das bibliotecas como as histórias da evolução dos edifícios em si. Como o caso da Abadia de Altenburg, na Áustria, "um posto avançado do catolicismo imperial repetidamente destruído durante as guerras religiosas europeias, ou o mosteiro franciscano em Lima, no Peru, com a sua horda de documentos de arquivo da Inquisição."
Este mês há festa da Ópera em Lisboa
É a 4ª edição do Operafest Lisboa, que decorre de 18 de agosto a 9 de setembro. Arranca com Carmen Bizet e termina com uma rave operática.
Sotheby's exibe objetos pessoais de Freddie Mercury antes do grande leilão
São mais de 30 mil pertences do cantor, do piano onde escreveu 'Bohemian Rapsody' ao pente que usava para endireitar o famoso bigode. A exposição decorre em Londres até setembro, segue-se o leilão.
A lista completa de museus com entrada gratuita aos domingos e aos feriados
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
O livro das obras de arte a metro
Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.