Alma Gémea, a marca portuguesa que incorpora cortiça em artigos de cozinha
Como um dos materiais portugueses de eleição faz toda a diferença nesta marca de decoração que pertence à Amorim Cork Composites, que tem peças como jarros, chávenas ou bules.

A cortiça não só é sustentável como está na moda. É essa uma das premissas da marca portuguesa Alma Gémea, que pertence á Amorim Cork Composites, e que quer tornar o lar dos portugueses mais ecológico. A marca encontrou inspiração na Natureza para apresentar a nova coleção, à qual chamou "5º Elemento - Equilíbrio Perfeito# com uma gama que tem um total de 18 produtos, com 5 variações de cor, que inclui peças como jarros, bules ou copos. Às cores já existentes (cinzento-escuro e branco-pérola), juntam-se agora o rosa, o verde e o preto mate, numa colaboração com a marca de cerâmicas Matcerâmica.

A nova coleção propõe uma perfeita união entre os diferentes elementos – ar, água, terra e fogo – para a criação de um quinto elemento: a cortiça, que tem como intuito promover a harmonia e o total equilíbrio dentro das nossas casas. "O objetivo desta coleção é potenciar ao máximo as características únicas destes dois materiais nobres pertencentes à mais profunda tradição portuguesa" diz Cristina Veríssimo, diretora de Marketing e Comunicação da Amorim Cork Composites, em comunicado. "A fusão da cortiça e da cerâmica resulta assim numa coleção contemporânea, esteticamente apelativa e versátil."

A marca intitula-se como ecológica, pois a cortiça usada nas coleções provém maioritariamente dos desperdícios gerados pela indústria das rolhas. Além disso, destaca-se a capacidade da cortiça em reter CO2, o que é um contributo importante para a descarbonização. "Por cada tonelada de cortiça produzida, o montado de sobro pode sequestrar até 73 toneladas de CO2, contribuindo assim positivamente para a regulação do clima e, simultaneamente, para a redução da pegada de carbono dos produtos em que é utilizada" lê-se, ainda, no comunicado. Conheça algumas das peças.

Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados há uma década
As obras primas foram encontradas num desfiladeiro, embrulhadas em película, a sul de Atenas. O quadro de Picasso tinha sido oferecido pelo próprio aos gregos, como um presente pela saída das tropas nazis do país.
Uma coluna de som ou uma peça de arte?
Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.
Este fotógrafo captou a essência do gin a uma escala microscópica
Justin Zoll captou formas cristalinas congeladas do famoso Gin No.3 para criar uma série de fotografias surpreendentes, que celebram a nova campanha desta marca londrina: The Art of Perfection.
Eis as novas sardinhas da Bordallo Pinheiro
A edição Sardinha by Bordallo 2021conta com a colaboração de Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira, entre outros artistas.
Este analista criou um mapa com os quadros mais famosos da Europa
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Uma dupla de curadoras lança o projeto artístico que consistem em expor obras num apartamento de 200 metros quadrados ainda em obras, na Lapa, em Lisboa.
O espólio documental da poeta, crítica de arte, performer e professora será agora objeto de tratamento e de conservação pela equipa da Biblioteca de Arte Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian, estando em breve disponível para consulta pública.
Quanta Terra Quanta Arte é a nova exposição que leva ao planalto de Alijó os nomes de Vhils, HelioBray e Paulo Neves. Vai estar patente até ao final do ano e cada visita inclui uma prova de vinhos. E como são bons esses vinhos…