A “Viagem”. Uma exposição de cerâmica e tapeçaria
Com a curadoria de Felipa Almeida, "Viagem" convida cinco artistas nacionais e internacionais a criar as suas peças em colaboração com a Manufactura das Tapeçarias de Portalegre.
Foi através de um convite feito pela Manufactura das Tapeçarias de Portalegre a Felipa Almeida, que a curadora pensou a sua mais recente exposição: "Viagem". Trata-se de uma exibição de tapeçaria e cerâmica que vai ficar patente até 1 de junho no espaço da Galeria Tapeçarias de Portalegre, em Lisboa, na qual é explorada a beleza, riqueza e variedade nos materiais, cores, artistas, épocas e linguagens nestes dois tipos de artes manuais.
Felipa Almeida, que se formou em História de Arte, em Estudos Curatoriais, e História de Design, com uma passagem por Antropologia, colaborou com cinco artesãos da cerâmica - Aramy Machry, Oficina Marques, Henriette Arcelin, Maria Paz e Maud Théphany, todos de diferentes gerações, percursos e nacionalidades. Cada um deles criou uma peça de cerâmica diferente das restantes, inspiradas em alguns mestres da arte da tapeçaria, como Carlos Botelho, Cruzeiro Seixas, Emília Nadal e Menez. Claro que, a criatividade e o talento foram fatores essenciais neste projeto.
Assim, coube a Aramy Machry partir de Ponta da Culatra para a sua peça,
enquanto a Oficina Marques criou um painel inspirado em Sol Doirado, de Carlos Botelho. Henriette Arcelin fez um painel de azulejos na Viúva Lamego celebrando a tapeçaria Estudo para um Auto-retrato, do mestre Cruzeiro Seixas. Maria Paz inspirou-se na tapeçaria de Menez, e Maud Théphany na de Emília Nadal.
Onde? Galeria Tapeçarias de Portalegre, Rua Academia das Ciências, Lisboa. Quando? De 22 de março a 1 de junho às terças e quintas, das 14h às 19h30 (horário de funcionamento da galeria), ou em qualquer outro dia da semana, apenas por marcação.
Taboadella. A quinta, a casa, a adega e o vinho
O Dão foi o primeiro amor de Américo Amorim no mundo dos vinhos. Agora, a sua filha Luísa está a transformar a Taboadella num ex-líbris da região, que a MUST foi visitar.
A Swatch e a coleção que leva a Arte para o pulso
Já estão à venda os mais aguardados Swatch desde os famosos MoonSwatch do ano passado. E desta vez vamos poder andar com uma obra no pulso, sem pagar mais por isso.
Zara Home x Cabana. Um verão siciliano em casa
Jarros que recriam pinturas à mão e longas toalhas bordadas com flores, em tons quentes. São apenas exemplos das novas peças que compõem a mais recente colaboração do grupo Inditex.
Tó Trips: “A música torna-me mais equilibrado”
O músico lisboeta está de volta em nome próprio com Popular Jaguar, um “álbum terapêutico e autobiográfico”, como revela nesta entrevista à Must, no qual viaja pelas várias geografias da sua música. Em paralelo, lançou também o livro Ínfimas Coisas, com fotografias, textos e memórias das muitas viagens que tem feito.
Perceber o Plástico. A nova exposição do MAAT convida-nos a repensar o valor deste material
“Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” inaugurou no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa e conta a história da ascensão e impacto do mais controverso dos materiais. “Acredito que quando conhecemos a história de algo, podemos fazer melhores escolhas para o futuro”, conta à Must Anniina Koivu, curadora da exibição.
As histórias mais famosas sobre a guerra de Troia em livro
Uma obra sobre as fantásticas aventuras de Odisseu na altura do conflito bélico, ilustradas em mais de 190 páginas por alguns dos melhores artistas da era dourada da ilustração.
Fotografias mais icónicas de Annie Leibovitz celebradas num livro XXL de edição limitada
Editada pela alemã Taschen, esta obra traz um olhar abrangente sobre a carreira da fotógrafa, numa versão perfeita para decorar a mesa de centro da sala.
Viúva Lamego x Miguel Saraiva. Uma coleção de azulejos que joga com luz e sombra
A procura por dimensão e profundidade foi conseguida através de formas geométricas, numa linha inspirada nas décadas de 50 e 60.
Beijmat Studio. Um showroom e atelier que trouxe a arte marroquina para Lisboa
Myriam Bennouna, arquiteta nascida em Marrocos, encontrou no número 398 da Rua de São Bento o local perfeito para mostrar o seu estilo e trabalho.
Objets Nomades. Louis Vuitton acrescenta novos objetos de decoração à icónica linha
Desta vez, a maison uniu-se a Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton, Campana e Atelier Oï.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
“Da Vinci of Debt” chama à atenção para a dívida de 45 milhões de dólares dos estudantes universitários norte-americanos.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.