Chris Sharma, o homem que escalou uma montanha de fato
E continuou impecável e sem vincos. Fomos saber como.
O californiano Chris Sharma já foi considerado o melhor alpinista do mundo, mas não esquece como tudo começou. "A minha mãe levou-me a um ginásio de escalada em Berkeley quando eu tinha 12 anos e foi totalmente amor à primeira vista. Mas eu já subia às árvores muito antes disto, por isso acho que a escalada esteve na minha vida desde muito novo de uma forma ou de outra", lembra-se. Apesar de ser um dos mais experientes no ramo, confessa que o desporto é muito intenso, principalmente para as mãos. "É uma das principais coisas que nós treinamos no duro como escaladores", explica. Mas há mais características que fazem um bom alpinista. "A escalada é uma atividade muito intensa fisicamente, mas eu acho que uma das coisas mais interessantes é que o lado mental é ainda mais importante que o físico."
A escalada terá a sua estreia como desporto olímpico em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e incluirá três disciplinas: escalada de velocidade, bouldering e primeiro de cordada (lead climbing). "Acho que é um ótimo momento para o nosso desporto, que finalmente será reconhecido nesta arena, e certamente ajudará a atrair muito mais pessoas para a incrível atividade da escalada", apoiou.
Para quem vive em busca das montanhas e escaladas mais bonitas do mundo como Chris Sharma, conhecem-se recantos especiais por todos os continentes. "Eu diria que a escalada Psicobloc em Maiorca [Espanha] (escalar sem corda sobre o mar) é aminha favorita. E, em particular, minha subida a Es Pontas, a mais memorável", partilha. Foi exatamente neste cenário que o atleta se uniu à Mango para gravar a nova campanha do Travel Suit da marca, o fato com propriedades essenciais para o homem moderno pela elasticidade, resistência à água e tecidos respiráveis, o que permite a lavagem na máquina e pouco enrugamento. Para provar todas essas características, a marca convidou Sharma para ser protagonista da campanha deste ano. Foi a primeira vez que fez uma escalada a usar fato.
As contribuições de Sharma para a escalada enquanto desporto são inúmeras (e continuam a contar…) e incluem as primeiras qualificações 5.15c, o equivalente ao 9b+ na escala europeia, que representa o nível mais alto. Dos géneros de escalada, Sharma adora a opção sem cordas e sobre o mar. Fundou o PsicoBloc Masters, a primeira e única competição a solo em águas profundas nos Estados Unidos da América. "Estou sempre a tentar progredir e a forçar os meus limites na escalada e na vida. Eu sinto que é importante sempre ficar com vontade de fazer mais e de nos esforçar-mos para aprender coisas novas e continuar a evoluir", explicou-nos e complementou: "Por esse motivo, fiquei orgulhoso ao gravar a campanha do Travel Suit nesse estilo de escalada."
Brevemente, Chris Sharma abrirá na Europa a primeira filial do seu ginásio para escaladas, o Sender One, que está em Los Angeles, na Califórnia. Madrid foi a cidade escolhida para receber a maior parede de escalada do continente europeu. "Não será apenas um dos maiores ginásios da Europa, mas será como um espaço de escalada dos sonhos que estou realmente empolgado em partilhar com o mundo e, claro, subi-lo eu mesmo."
10 coisas que provavelmente não sabia sobre Kobe Bryant
De lenda do basquetebol a vencedor de um Óscar, reunimos algumas curiosidades acerca do atleta.
O novo cozinheiro do restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, já está a preparar a abertura do restaurante que deverá acontecer “este inverno”. A pressão para a conquista da estrela que o espaço manteve durante anos está em cima da mesa. Literalmente.
José Maria da Fonseca fundou em 1834 a empresa com o seu nome onde desenvolveu a primeira marca para o primeiro vinho engarrafado em Portugal.
A notícia caiu como uma bomba no mundo dos vinhos: o grande impulsionador e a cara da marca Soalheiro, Luís Cerdeira, decidiu sair da casa de família. Descobrimos que alugou uma quinta em Requião, Famalicão, à discreta família Manuel Gonçalves e que vai continuar a fazer o seu Alvarinho em Monção e Melgaço. “Génese” em Melgaço e “Almanua” em Famalicão.
O português Rafael Ávila Melo e o argentino Franco Pinilla juntaram-se nos Açores para criar um restaurante que celebrasse a tradição e os produtos da Ilha do Pico de uma forma atual e criativa. O Bioma nasceu das conversas entre o picaroto Rafael e o argentino Franco, oriundo da Patagónia, quando se encontraram em 2022 na ilha açoriana. Abriu em maio e estão disponíveis três menus de degustação.