Carlos Fino: “O antiportuguesismo está no ADN da nacionalidade brasileira”
O desfasamento dos respetivos discursos culturais – entre Portugal e Brasil - ambos marcados pelo ressentimento, motivou o jornalista e investigador a concluir que os países irmãos estão de costas voltadas e desprezam mutuamente as suas raízes históricas. Conversámos com o autor via Zoom.

Negócios Premium
- Conteúdos exclusivos com melhor da informação económica nacional e internacional;
- Acesso sem limites, até três dispositivos diferentes, a todos os conteúdos do site e app Negócios, sem publicidade intrusiva;
- Newsletters exclusivas;
- Versão ePaper, do jornal no dia anterior;
- Acesso privilegiado a eventos do Negócios;
Tomás Roquette: “Temos potencial para fazer os melhores vinhos do mundo”
Tomás Roquette é um exemplo do caminho traçado por muitos proprietários que há anos possuíam quintas no Douro. Os anos 90 e as novas estradas marcaram a diferença: os vinhos de mesa vieram para ficar e os projetos passaram a ter rosto. A quinta do Crasto não sai da família desde o início do século XX e a probabilidade é que assim continue muitos anos.
“As redes sociais tornam-nos inseguros e dependentes”
Os Idles vieram a Lisboa apresentar os dois álbuns editados durante o confinamento e aproveitámos para colocar a conversa em dia com uma das mais icónicas e talentosas bandas da atualidade.
"A minha tentativa de me tornar um multimilionário da bitcoin"
A mais recente loucura de fazer dinheiro está em negociar criptomoedas. Quão difícil pode ser? Matt Rudd entra a bordo da montanha-russa.
As maiores teorias da conspiração de todos os tempos
Conversámos com Fernando Neves, autor do podcast "Teorias da Conspiração", que agora compilou as suas maiores e fascinantes descobertas num livro inédito.
Nova autobiografia de Will Smith: "Queria ser o menino de ouro. O salvador da minha mãe. O usurpador do meu pai."
Revelamos um excerto da autobiografia "Will", em que o autor fala da relação com o pai, a primeira vez em que pensa em suicidar-se e também como se foi cada vez mais mascarando numa personagem, por causa do medo. Leia aqui.
Há muito que o advogado português conjuga a intervenção pública com o lado profissional, normalmente nos grandes processos judiciais. Hoje alinha o trabalho com a sua paixão pela cozinha.
Estreia-se, dia 13 de março, nas salas de cinema, o mais recente filme do realizador. Será um alien? Será um caleidoscópio? "Os Infanticidas" estica as fronteiras da estrutura narrativa, faz dos não-espaços o lugar onde a vida acontece, “traça tangentes à infância”. É uma espécie de coming of age movie, mas também não é bem isso, porque é ainda mais. Distorcendo as sábias palavras de James Carville, “é o existencialismo, estúpido!”
Passou por vários países, da Venezuela aos Estados Unidos, com passagens por Espanha, Itália e Brasil, para se estabelecer no seu Algarve-natal. Diogo Pereira é, desde 2016, chef no Senses, restaurante do Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Considerados uma das mais inventivas bandas da denominada música alternativa, os dinamarqueses Efterklang estão de volta com o novo disco Windflowers, um trabalho resultante da reclusão do grupo “numa quinta no meio de nada”, onde, em plena pandemia, redescobriram o simples prazer de estarem juntos, como refere o vocalista nesta entrevista