Tower-running: a nova modalidade em que o céu é o limite
O elevador é para os fracos. O que está a dar é subir ao topo de arranha-céus usando as escadas. Afinal, se atirar um martelo pode ser uma modalidade olímpica, por que não correr escada acima?

No início deste mês, decorreu o campeonato mundial de tower-running, em Taiwan, cujo objetivo final era ser o mais rápido a subir os 2046 degraus dos 91 andares do arranha-céus Taipei 101, que já foi o mais alto do mundo. A Federação Internacional de Skyruning, organismo que governa modalidade, diz que há, por todo o mundo, cerca de 3000 corridas por ano que atraem mais de 100 mil desportistas, e acrescenta que está em contacto com o Comité Olímpico Internacional para que o tower-running venha a ser incluído nas modalidades olímpicas. E, de facto, se uma coisa tão pouco prática e de utilidade discutível, como atirar um martelo pelo ar, pode fazer parte das olimpíadas, por que não algo que as pessoas fazem todos os dias?

Muito bem. Então, quanto tempo demora um escalador de elite a subir até ao topo da Shangai Tower, o edifício mais alto do circuíto, com 3398 degraus e 119 andares? Acredite ou não, muito pouco tempo: cerca de 20 minutos, ou seja, qualquer coisa como 170 degraus por minuto ou uma velocidade constante de quase três degraus por segundo. Ficou cansado só de pensar nisso? Também nós, caro leitor, também nós.
Campeonato de chapadas: o novo desporto americano
Eis uma verdadeira modalidade para homens de barba rija, até porque a pilosidade facial é capaz de ajudar a amortecer. A Power Slap, primeira liga oficial de “slap-fighting” ou luta de chapadas, foi lançada em janeiro de 2023 e tem mais de 4 milhões de seguidores no TikTok.
Levar 40 socos no estômago: o novo segredo do fitness?
Jake Gyllenhaal, protagonista do reboot do filme Road House, publicou um vídeo no Instagram onde mostrava como se preparou, fisicamente, para desempenhar o papel. A rotina incluía levar murros na zona abdominal. Será que a selvajaria tem benefícios? Fomos descobrir.
Musa celebra os oito anos com programação especial
Entre os dias 13 e 20 de maio, com uma programação que percorre os vários cantos do país, e desde música à comida, eis o plano para os sete dias.
O segredo das caminhadas está, afinal, no ritmo
Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.
Como andar 22 minutos pode ser determinante para a saúde
Um estudo do "British Journal of Sports Medicine" demonstrou que estes minutos diários de atividade física anulam os efeitos nocivos de passar até 12 horas sentado. Ou seja, se todos dias fizer uma caminhada de 2,4 quilómetros em 22 minutos, pode ir para a cama em paz.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.