Levar 40 socos no estômago: o novo segredo do fitness?
Jake Gyllenhaal, protagonista do reboot do filme Road House, publicou um vídeo no Instagram onde mostrava como se preparou, fisicamente, para desempenhar o papel. A rotina incluía levar murros na zona abdominal. Será que a selvajaria tem benefícios? Fomos descobrir.
Talvez não tenha dado por isso, mas Hollywood, ou a Amazon Prime, melhor dizendo, decidiu fazer um reboot do icónico filme dos anos 80 Road House, protagonizado, então, pelo saudoso Patrick Swayze, e substituído na versão atual por Jake Gyllenhaal. Por que razão alguém que pode passar quase duas horas a olhar para Swayze decide, em vez disso, olhar para Gyllenhaal é um mistério cuja resposta não está ao nosso alcance. Felizmente, não é isso que aqui nos traz, mas sim a rotina de fitness que Jake seguiu para garantir que estava em forma para desempenhar o papel, que é como quem diz, que tinha abdominais que não só enchem o olho, como repelem – ou absorvem, dependendo do ponto de vista – golpes traiçoeiros. Gyllenhaal, através da sua conta de Instagram, partilhou com o mundo o seu segredo e o mundo não ficou indiferente. Está preparado? Socos no estômago. Calma! Não estamos a oferecer-lhe pancada, longe de nós – se pudesse ver-nos, perceberia quão longe estamos de conseguir oferecer pancada a alguém. Não. O segredo é esse mesmo: uma rotina de fitness que inclui levar socos no estômago. De acordo com a revista norte-americana GQ, este é um tipo de treino de resistência comum entre atletas de desportos de combate. Mas será que pode ter benefícios para o desportista comum? É isso que vamos tentar descobrir.
View this post on Instagram
Se já viu o vídeo de Gyllenhaal, o mais certo é que esteja com dores nas mãos só de pensar como seria sovar aquela parede. Imagine agora como se sentirá a barriga de Jake depois de levar 40 – isso mesmo, 40 – socos daquele calibre. Martin Wheeler, um especialista em artes marciais e treinador em Los Angeles, explicou à norte-americana GQ que "aprender a suportar golpes no corpo é uma forma de treino de resistência", cujo objetivo é preparar o desportista para o combate. Já o treinador de Muay Thay, Victor Acosta, acrescenta que, para além de melhorar a resistência física e mental – a primeira reação de uma pessoa "normal" que leve um murro no estômago é fugir –, esta rotina "ajuda a desenvolver os reflexos e a inflexão, contraindo os músculos para proteger o desportista, preparando o seu corpo para receber o impacto". Para além disso, "os golpes danificam as fibras dos músculos e, ao serem reconstruídas, criam um músculo mais forte".
Se está já a pensar em cancelar a sua inscrição no ginásio para começar a arranjar brigas no trânsito, garantindo que leva uma dose diária de murros, tenha calma. É que, na verdade, para uma pessoa que esteja apenas a querer manter uma boa condição física – por oposição a ser saco de pancada de colegas e amigos frustrados e irritados –, os especialistas sublinham que este tipo de treino traz mais riscos do que benefícios, podendo causar lesões graves, como costelas fraturadas, danos nos orgãos e hemorragias internas. O melhor é continuar a apostar nos bons e velhos exercícios abdominais.
Os segredos de Brad Pitt para estar “cada vez mais novo”
Os 59 anos da estrela de Hollywood que mais parecem 30 não são para qualquer um. Estes são os hábitos do ator para estar fisicamente saudável e com um aspeto jovial.
Tower-running: a nova modalidade em que o céu é o limite
O elevador é para os fracos. O que está a dar é subir ao topo de arranha-céus usando as escadas. Afinal, se atirar um martelo pode ser uma modalidade olímpica, por que não correr escada acima?
A rotina intensiva de Mark Wahlberg que o faz acordar às 3h30 da manhã
Enquanto a maior parte das pessoas, possivelmente, ainda está a dormir profundamente, o ator já chegou ao ginásio.
A rotina de exercícios japonesa de 4 minutos diários que promete abdominais
Se a praticar ao longo de cinco meses, esta rotina de exercícios com base no método Tabata promete secar a zona abdominal e defini-la.
Abdominais perfeitos? Esqueça as pranchas do costume e faça isto
Aperfeiçoe o seu treino de abdominais para atingir o perfeito “six pack”, segundo os truques de dois especialistas no assunto.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.