Como namorar a partir dos 50 (e na era das apps)
Quer esteja habituado à vida de solteiro ou lá tenha chegado inesperadamente, estas são as dicas que o vão ajudar a adaptar-se ao mundo do namoro hoje.
Num artigo da GQ britânica, o jornalista Ben Arogundade escreveu sobre a sua experiência à procura de uma nova parceira online aos 52 anos de idade enquanto se adaptava à vida de solteiro no século XXI. Para a qual estava tudo menos preparado, claro está. Atualmente numa relação, recorda que o seu ponto de viragem em busca de uma cara-metade foi aprender a ser um "detetive emocional", analisando bem as palavras e imagens que os utilizadores publicavam sobre si mesmos para tomar decisões mais informadas e evitar envolver-se com alguém que não fosse certo para si.
Além do testemunho essencial de Arogundade, reunimos alguns dos conselhos mais comuns partilhados na internet por quem já passou pela mesma situação. Tudo para que possa encontrar a sua cara-metade ou apenas para que consiga tirar o melhor partido da sua vida amorosa.
1. O online reflete o offline
Por outras palavras, tudo o que uma pessoa faz online define também o seu carácter offline. Por exemplo, se durante as suas conversas online alguém o ridiculariza ou deixa a sua auto-estima em baixo, o mais provável é que essa pessoa o vá fazer na vida real. Ou, se alguém publica várias fotografias suas com bens materiais, poderá ser um sinal de que tem dificuldade em expressar-se emocionalmente.
2. A imagem é essencial
Muitos utilizadores das apps de namoro publicam fotografias nas quais aparentam estar a esconder-se: por exemplo por trás de um chapéu ou de uns óculos escuros ou até em fotografias tiradas de costas. Nós somos os editores das nossas próprias narrativas e esta forma de alguém se representar é tudo menos acidental. Aprenda a interpretar as fotografias das pessoas com quem fala para evitar aproximar-se de quem não é compatível consigo.
3. A verdade está nas palavras
As coisas que os utilizadores dizem numa conversa podem ser incrivelmente reveladoras. Por exemplo, se alguém parece ter interesse em responder às suas perguntas mas não pergunta nada de volta, pode tratar-se de uma pessoa narcisista. Em contrapartida, se alguém lhe diz que "está em processo de divórcio" isso pode significar que essa pessoa não está disponível emocionalmente. Aprenda a interpretar atentamente o que lhe escrevem para encontrar pistas que revelem a personalidade de quem está do outro lado do ecrã.
4. Mantenha um espírito aberto
O que cada pessoa pretende receber das apps de namoro varia: amor, sexo ou só diversão. A melhor atitude a tomar é combinar otimismo com algum humor. Independentemente do resultado final de uma interação, pelo menos terá a garantia de que se divertiu.
5. Sinta-se bem na sua pele
No momento do encontro, nunca vista nada arriscado ou com que não se sinta bem. Assim evita imprevistos. Escolha antes um look apropriado para a ocasião, que o favoreça, e sem parecer que se esforçou demasiado.
6. Foque-se na outra pessoa
Tente ouvir a pessoa com quem se encontra e descobrir tudo o que puder em vez de se concentrar demasiado em tentar impressionar. Não se esqueça de manter o equilíbrio e mantenha a conversa ligeira sem fazer demasiadas perguntas, para evitar que esta se assemelhe a uma entrevista.
7. É normal falar das suas relações anteriores
A verdade é que a maioria das pessoas está surpreendida por estar de volta à vida de solteiro e, no meio da conversa de circunstância, as vossas relações ou casamentos anteriores podem ser dois tópicos importantes que ambos tenham em comum.
8. Prepare-se para as emoções
Entrar numa nova relação pode ser uma experiência que o traga de volta às angústias da adolescência, desta vez com a tarefa de descodificar mensagens ou e-mails. O facto de isto ser normal não torna o processo mais fácil, mas não desista por isso!
9. Apaixonar-se poderá ser diferente das primeiras vezes
É possível que sinta alguma desconfiança à medida que a relação progride, talvez reconheça que se está a apaixonar pela pessoa ao seu lado, mas de uma forma racional e ponderada. Não descarte este sentimento, não é menos válido do que anteriormente.
10. "Dispa-se" de inibições
A primeira vez com alguém novo pode ser motivo de nervosismo, mas as preocupações com o corpo e a performance fazem parte da vida de qualquer homem. Mantenha a luminosidade baixa ao princípio se isso o ajudar e depois vai acabar por deixar de pensar nisso.
17 novas regras para ser um cavalheiro nos dias de hoje
Não falamos de novos manuais de etiqueta à toa. O mundo mudou, mude com ele.
Por que é que temos tanta dificuldade em dizer “Amo-te”?
A palavra é pequena, o seu significado enorme. Sentimo-la tantas vezes presa na garganta a gritar por uma ordem de soltura, porém logo um sem número de filtros entra em ação impedindo-a de sair. O amor é assim. E o medo de o sentir, idem.
Como melhorar a sua vida amorosa
Quer esteja numa relação séria ou só se queira divertir, reunimos algumas dicas, apps e tendências para fazê-lo da melhor forma nesta nova década e assim evitar os males do coração.
Beleza e força física acima dos 50
Estas celebridades provam que a meia-idade pode ser um estímulo para manter a forma.
E viveram felizes para sempre, cada um na sua casa
Living Apart Together (LAT) foi o termo dado pelos sociólogos aos casais, cada vez mais numerosos, que optam por viver separados. E se existem vantagens numa escolha destas, há também, tal como em tudo o que envolve o Amor, um rol de valores que devem ser cumpridos e acarinhados.
Como encontrar o amor durante a pandemia ( segundo os testemunhos de quem tentou)
Nada se coloca entre um solteiro e a sua aplicação de dating online. Encontros por facetime, drones com mensagens – nem mesmo a maior pandemia mundial veio abrandar o nosso desejo mais fundamental, o de sermos amados.
Faz capturas de ecrã nas redes sociais ou nas aplicações de encontros? Estes são os riscos que corre
Algumas apps, como o Badoo e a Raya, nem permitem fazê-lo.
Tem um parceiro que ressona? Ou um que rouba toda a manta à noite? Heather Gunn, psicóloga de sono, aborda alguns dos "desafios" que alguns demonstram na hora de dormir.
Um estudo recente revela que apenas 3% da superfície terrestre permanece ecologicamente intacta, com populações saudáveis de todos os seus animais de origem e habitats intocados - isto é, sem interferência humana.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Mensagens sexy? Piscadelas de olhos? Dirty dancing? Devemos saber qual é a nova etiqueta para o flirt num mundo pós-Weinstein. Não é fácil. Por isso, leia o guia de Shane Watson* antes de tomar qualquer iniciativa.