Agora que o Europeu de Futebol está pronto para arrancar na Alemanha, celebremos os 20 anos do Euro 2004. Foi um festival de sonhos e de desilusões que virou o País do avesso e que ainda hoje perdura na memória coletiva.
Agora que o Europeu de Futebol está pronto para arrancar na Alemanha, celebremos os 20 anos do Euro 2004. Foi um festival de sonhos e de desilusões que virou o País do avesso e que ainda hoje perdura na memória coletiva.
Os equipamentos de futebol são um mundo dentro de outro que é, já de si, um mundo à parte. Nas últimas semanas, notícias e polémicas com equipamentos de seleções nacionais têm dado que falar. E até a seleção portuguesa já deu notícia.
Com mais de meio século de carreira, canções em 12 línguas, aos 80 anos o madrileño vai ter palco no canal de streaming.
Dizer que a vida de David Beckham dava um filme não traria novidade para ninguém. Já Fisher Stevens preferiu fazer, em torno da superestrela uma mini série documental e o resultado parece ter sido um bocadinho diferente do que se esperava: afinal, dizem que é uma telenovela. “You have no idea”, advertem logo na apresentação da obra.
Foi um jogo com uma boa vitória e pouca história, mas recheado de pequenos episódios que evocam várias memórias. Dos assobios às invasões de campo, deixou muito para recordar.
Edson Arantes do Nascimento. O nome de batismo já trazia poesia em cada sílaba. A alcunha Pelé confirmou-o. O ‘Rei’, futebolista do século XX, atleta e ícone como Muahammad Ali ou Michael Jordan, eterno rival de Maradona, deixou-se aos 82 anos, vítima de cancro, no Hospital Albert Einstein em São Paulo. O Brasil, o futebol e o desporto estão de luto.
Com a derrota da França na final do Mundial do Catar, Lionel Messi colocou um ponto final na maior especulação da última década. Pelé, Maradona e Cristiano Ronaldo são agora meros subalternos do homem que se coroou o melhor da História do futebol, um semideus acima dos meros mortais. Ele é o melhor, o GOAT, o inigualável, o melhor futebolista de todos os tempos.
Três golos, o primeiro hat-trick do Catar 2022, uma assistência, e temos ponta-de-lança. Gonçalo Ramos, a substituir Cristiano Ronaldo, foi o herói de uma eliminatória em que tudo correu de forma perfeita. Portugal goleou a Suíça por 6-1 e está nos “quartos”.