Um prato afrodisíaco com assinatura de um chef Michelin
A comida também pode ser sexy, por isso pedimos ao chef Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante, uma receita para comer a dois.
Carpaccio de robalo com vinagrete de maracujá, alho fermentado e citrinos
Carpaccio de Robalo
Indredientes
400g Filete de Robalo
40g azeite virgem
10g salsa
5g coentros
1 lima
1 limão
5g sal
Q.b. pimenta branca
2g alho
Preparação
Triturar as folhas de salsa, coentros, alho e sal juntamente com o azeite e até formar uma pasta. Retirar a pele aos filetes de robalo, cortar os filetes ao meio na vertical, barrar com a pasta de ervas e juntar algumas raspas de lima e limão. Depois, enrolar os lombos em película aderente de forma a ficar um carpaccio. Deixar no congelador durante 12 horas.
Gel de alho negro
Ingredientes
50g alho negro descascado
50ml azeite extra virgem
20ml caldo de legumes
Q.b. flor de sal
Preparação
Colocar o alho negro e o caldo num copo e triturar com a varinha magica até fazer um puré. Adicionar o azeite em fio para emulsionar e, por fim, temperar com flor de sal.
Compota de salada algarvia
Ingredientes
100g cebola roxa
200g tomate
5g alho
200g pimento vermelho
30g azeite
20g vinagre de vinho tinto
3g sal
10g açúcar
1g pectina
1g orégão fresco em folha
Preparação
Assar os pimentos, retirar a pele e as sementes. Cortar em juliana fina e deixar a escorrer. Pelar o tomate em água a ferver, arrefecer em água e gelo, retirar a pele e as sementes, cortar em concassé. Picar o alho e a cebola em juliana fina. Num tacho, colocar o azeite, alourar o alho, e em seguida a cebola até branquear. Depois, juntar metade do vinagre e deixar reduzir, juntar o tomate e deixar cozinhar até reduzir a água deste último. Depois, juntar os pimentos assados, continuando a reduzir.
De seguida, misturar a pectina com açúcar e envolver a compota, deixando cozinhar. Retificar os temperos. Retirar do lume, juntar vinagre e a folha de oregão picada. Deixar arrefecer e empratar. Para um resultado mais bonito faça uma quenelle.
Vinagrete de maracujá
Ingredientes
80ml azeite extra virgem
10ml óleo de sésamo
3gr mostarda Dijon
15ml mirin sem álcool
20ml sumo de maracujá
10ml sumo de lima
5g cebolinho
3g sal fino
Qb pimenta
Preparação
Numa taça, colocar a mostarda, e com a ajuda de umas varas emulsionar o azeite em fio, juntar o sumo de lima, o sumo de maracujá, o mirim, e temperar. Na hora de servir juntar cebolinho picado.
Salada
Ingredientes
100g mescla de alfaces
50g tomate cereja
10g brotos de coentros
50g croutons de pão
Empratamento
Retirar o carpaccio do congelador e cortar em lâminas finas. Colocar no prato em círculo. Temperar a salada com um pouco de vinagrete e colocar no centro do prato. Cortar o tomate cereja ao meio e espalhar no prato. Dispor alguns pontos de gel de alho negro sobre o carpaccio. Colocar alguns croutons sobre o carpaccio e finalizar com vinagrete de maracujá e cebolinho picado.
E se pudesse fazer o seu próprio vinho?
A adega algarvia Quinta dos Vales lançou a The Winemaker Experience, que dá aos enófilos a possibilidade de possuir uma vinha e produzir vinho ao seu gosto.
Uma receita para aquecer as noites de inverno
Inspirado pelo dia mundial do queijo, que se assinala esta quarta, 20, o chef Luís Gaspar partilha uma receita com queijo de São Miguel. Ou não fosse Portugal um dos países com a mais rica tradição na produção desta iguaria.
Pratos de chef em casa? Esta nova app só entrega restaurantes de topo
Já imaginou finalizar o seu próprio prato, com indicações do chef, em sua casa? É esta a proposta da Volup, um serviço de entregas premium que reúne restaurantes como O Frade, Tasca da Esquina, Eleven e Kanazawa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.