Um novo Martini para James Bond
O que o agente secreto mais famoso do mundo pediria caso fosse conduzir em seguida?
"Shaken, not stirred." A frase de James Bond acabou por tornar-se um slogan do agente secreto britânico criado por Ian Fleming e descreve a sua preferência pela preparação do seu vodka Martini: agitado, não envolvido.
Mas se, antes das cenas de ação, trocas de tiros ou corridas em automóveis híbridos com potência de milhares de cavalos lhe apetecesse beber algo? Mesmo tratando-se de 007, o politicamente correto não permite que o agente mais famoso do mundo tome um cocktail. Mas consegue imaginar Bond a refrescar-se com um refrigerante ou sumo? Não, pois não?
Isso porque no passado, optar por não beber álcool significava ter de escolher entre água, sumo, sodas ou, na melhor das hipóteses, um mocktail de fruta. Se o leitor já passou por uma situação dessas, sabe que cortar a bebida por opção pessoal ou necessidade médica é tão difícil que há quem chegue a preferir ficar em casa do que estar com os amigos. "Os tempos estão a mudar e os consumidores não querem sentir que estão a perder alguma coisa quando são mais conscientes com o que bebem", afirma Nick Stringer, vice-presidente global da Martini.
Para a apresentação de um lançamento da marca de aperitivo italiana, o Master Herbalist Ivano Tonutti aterrou na capital portuguesa para explicar a inovação por trás da nova alternativa não-alcoólica da Martini. "Quisemos criar bebidas deliciosamente complexas que retenham a verdadeira essência dos nossos vermutes", disse. "Seria aprovado por James Bond?", perguntaram-lhe ao que respondeu sem pestanejar que sim, "principalmente se fosse conduzir um elétrico a 150 km/h."
Não beber álcool não significa não possa desfrutar de uma bebida ou cocktail sofisticado. Por isso, a marca foi ao encontro do aumento da procura por opções de bebidas não alcoólicas e apresentou duas novas criações: o Martini Vibrante Sem Álcool e o Martini Floreale Sem Álcool, ambas formas de oferecer uma bebida com o sabor tão característico do aperitivo italiano. "Sem o álcool é muito difícil manter o olfato. Foi preciso estar atento à botânica para conseguir o mesmo amargor, porque a maior parte não é solúvel em álcool, portanto tivemos de reconstruir a amargura de uma maneira diferente", partilhou Ivano, explicando à MUST as exigências técnicas para alcançar o sabor e o aroma da nova bebida sem usar água.
A fórmula levou um ano para finalizar e as alternativas são desenvolvidas com a mesma mistura secreta de vinhos brancos utilizados nos clássicos vermutes da marca, só que no caso destas duas "removemos cuidadosamente o álcool do vinho antes de adicionarmos os ingredientes botânicos e as ervas para preservar o aroma e o sabor autêntico do vermute", explica Beppe Musso, o Master Blender da Martini. O resultado é um aperitivo não alcoólico criado com sabores 100% naturais. Ambas as bebidas podem ser servidas puras, com uma pedra de gelo ou numa mistura metade Martini sem álcool e metade tónico (ou soda). Envolva suavemente (stirred, not shaken – ao contrário de Bond) e finalize com uma rodela de laranja.
Com o crescente e constante interesse pela saúde e bem-estar, os consumidores de todas as idades estão também a fazer escolhas mais equilibradas. A tendência de beber de forma consciente é cada vez maior e, quem sabe, um dia veremos Bond a pedir um Martini sem álcool?
A novidade estará à venda para compra e consumo nos estabelecimentos habituais na última semana de março.
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