The Art of Flavours: o festival de gastronomia que junta 7 estrelas Michelin no Funchal
Arnaldo Azevedo, José Lopes e Tiago Bonito são apenas alguns dos chefs que vão cozinhar na terceira edição do festival gastronómico, de 16 a 17 de setembro.
O festival de gastronomia regressa ao Funchal para a sua terceira edição, a 16 e 17 de setembro. Organizado por Luís Pestana, chef executivo do Reid's Palace e do William Restaurant, The Art of Flavours junta sete chefs distinguidos com estrelas Michelin e ainda dois chefs Rising Stars para uma demonstração de puro talento e maioritariamente nacional.
Não é ao acaso que a Madeira é o local de eleição para a edição de 2022. A ilha, que beneficia de abençoado clima tropical e de uma herança gastronómica ímpar – frutas e vegetais exóticos, vinhos conhecidos nos quatro cantos do globo e alguns dos peixes mais frescos da Europa – é uma autêntica joia em pleno Oceano Atlântico. O festival contará com nomes Michelin como Arnaldo Azevedo (Vila Foz, Porto), José Lopes (Bon Bom, Carvoeiro), Luís Brito (A Ver Tavira, Tavira), Louis Anjos (Al Sud, Lagos), Tiago Bonito (Largo do Paço na Casa da Calçada, Amarante) e ainda Nello Cassese (Ristorante Hotel Cipriani no Copacabana Palace, um hotel Belmond, no Brasil).
O jantar fará as delícias do amantes de gastronomia e viticultura com uma viagem por produtos de extrema qualidade, do caviar ao champanhe, das sobremesas ao vinho fortificado da Madeira. A cereja em cima do bolo é que tudo acontecerá na área da piscina do hotel, com uma vista idílica sobre a Baía do Funchal e o mar.
Informações úteis
O pacote de alojamento Culinary Delights tem um valor de 1282 euros (válido para estada mínima de três noites para duas pessoas em quarto Deluxe, incluindo o pequeno almoço buffet, tratamento VIP e entradas para o Stars Dinner e a Food Party).
A entrada por pessoa para o Stars Dinner tem o valor de €220 e para a Food Party €150. Um preço especial de 280 euros foi criado para os dois jantares. Ambos os eventos têm início pelas 19h30, a reserva antecipada é recomendada e poderá ser feita através dos seguintes contactos: +351 291 71 71 71 ou reservations.rds@belmond.com
Vinhos para celebrar as vindimas
Num mês em que tradicionalmente acontecem as vindimas – há regiões que as fazem mais cedo e outras mais tarde –, vinhos que evocam uma das atividades mais antigas na agricultura. Dois tintos do Tejo e Douro, três brancos a Sul e a Norte e um açoriano com pontuações únicas.
Festival gastronómico de Santarém à vista ( e com jantares exclusivos)
Entre 21 de outubro e 1 de novembro, reúnem-se em Santarém iguariais confecionadas por 24 chefs, a par de várias masterclasses com mixologistas e sommelliers e stands de produtos nacionais, sem esquecer a animação musical.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
O dia 9 de outubro fica registado no calendário dos enófilos: foi nesse dia que as garrafas de Pêra Manca 2018 viram a luz do dia depois de anos na escuridão. Esta é apenas a 17.ª edição do vinho mais exclusivo da Fundação Eugénio de Almeida.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.