Prazeres / Sabores

Receita. Jaquinzinho com arroz de tomate frito e ar de limão do chef Henrique Vilarinho

Jaquinzinho, o nome comum para carapaus pequeninos fritos parece ter origem num pescador de Sesimbra. Porém, no prato, foi a fadista Hermínia Silva que os popularizou.

Foto: DR
15:12 | Augusto Freitas de Sousa

Reza a história que um dia quando um pescador regressava com alguns carapaus alguém terá comentado que eram tão pequenos como o ti Jaquinzinho, um sesimbrense de baixa estatura. A fadista Hermínia Silva soube da história e resolveu colocar o nome no menu do seu restaurante de fados. Primeiro terá sido Lisboa a adotar o nome e depois o resto do país. 

Chef Henrique Vilarinho, Tasca da Memória – Wine & Books Hotels Porto 

Para 4 pessoas  

Tempo de preparação e confeção: 45 min

Chef Henrique Vilarinho
Chef Henrique Vilarinho Foto: DR

Ingredientes: 

600 gr de jaquinzinhos/petinga 

300 gr de arroz carolino 

600 gr de tomate cacho 

100 gr cebola 

5 gr coentros 

50 gr de farinha de milho 

2 limões 

q.b sal fino 

1 colher de café de lecitina de soja 

Preparação: 

Arroz de tomate: cortar os tomates em oito e colocar numa panela com água. Colocar a ferver e reduzir um pouco e, quando estiver pronto, triturar tudo e coar. Reservar a polpa que sobra e a água de tomate. 

Colocar um fio de azeite na panela, picar a cebola e juntar na panela a refogar. Em seguida colocar o arroz, juntar sal fino e polpa de tomate mexer um pouco e adicionar a água de tomate aos poucos. Ir mexendo para o arroz largar o amido e ir juntar água de tomate aos poucos (nota: o arroz deve passar o ponto, de modo a ficar mais cozido do que o normal). Quando estiver pronto colocar num tabuleiro a arrefecer no frigorifico por 12 horas. 

Ar de limão: espremer o sumo de dois limões, juntar um pouco de água e a lecitina. Com a varinha mágica triturar tudo até fazer uma espuma consistente. 

Passar os jaquinzinhos por farinha de milho e fritar. Na hora de servir cortar em quadrados o arroz e numa frigideira com um fio de azeite corar de todos os lados. 

Finalizar com coentros picados. 

Saiba mais Prazeres, Sabores, Receita, Diversão, Jaquinzinho, Arroz de tomate, chef Henrique Vilarinho, Sesimbra
Relacionadas
Mais Lidas
Sabores Regresso ao passado, na Passarella

Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.