Receita de Henrique Sá Pessoa. Risotto de Açafrão com magret de pato
Em 'Comtradição Pelo Mundo', o programa de gastronomia de Henrique Sá Pessoa que acaba de regressar para uma nova temporada, o chef ensina a preparar receitas deliciosas e sem grande dificuldade, inspiradas pelas suas viagens pelo globo.
Risotto de açafrão
Ingredientes
- 1 Magret de pato;
- Sal q.b;
- Pimenta q.b;
- Cebolinho picado q.b.
Risotto
- 1 chalota;
- 1 dente de alho;
- 3 c. de sopa de manteiga;
- Azeite q.b;
- 50g de arroz de carnaroli p/ pessoa;
- Sal q.b;
- 50ml de vinho branco;
- 1L de caldo de galinha;
- Açafrão q.b;
- 1 ramo de alecrim;
- 2 c. de sopa de parmesão;
- Sumo de limão q.b.
Confeção do risotto de açafrão
Pique 1 chalota e 1 dente de alho. Num tacho coloque 1 c. de sopa de manteiga e 1 fio de azeite. Refogue a chalota e o alho de 2 a 3 minutos.
Assim que o arroz estiver tostado junte 50ml de vinho branco. Quando o vinho evaporar junte caldo de galinha, o suficiente para cobrir. Baixe o lume e, à medida que a água for evaporando, acrescente mais um pouco de água.
Pique açafrão fresco q.b, coloque numa taça e junte caldo.
Confeção do magret de pato
Faça uns cortes num magret de pato e coloque numa frigideira. Tempere com sal e pimenta preta q.b. Vire e tempere novamente. Assim que estiver no ponto pretendido, retire e reserve.
Ao risotto junte o açafrão diluído e 1 ramo de alecrim. De seguida, desligue o lume e adicione uns pedaços de manteiga, 2 c. de sopa de parmesão e sumo de limão q.b. Misture bem.
Para servir, corte o magret em fatias e coloque por cima do risotto de açafrão. Junte ainda um pouco de cebolinho picado
Ninguém perdeu. Quem ganhou ou manteve as estrelas Michelin em Portugal?
De Norte a Sul, passando pelas ilhas, nomes nacionais e internacionais, cozinhas tradicionais portuguesas ou do mundo. A consagrada (e aguardada) lista dos melhores restaurantes nacionais do ano.
Há novos sabores irresistíveis no Tapisco, do chef Henrique Sá Pessoa
Especializado em tapas espanholas, petiscos nacionais e vínicos vermutes, o Tapisco conta com novos pratos na ementa, inspirados no tradicional receituário português.
Receita com Carolans. Milkshake e cocktail de caramelo salgado
Maioritariamente para consumo puro, com ou sem gelo, o famoso Carolans, muito bebido durante o Natal, resulta também em cocktails e receitas culinárias. Aprenda a fazer.
Receita. Bacalhau à Gomes de Sá do chef António Nobre
Um dos ingredientes mais consumidos em Portugal de todas as formas e feitios. Um clássico da gastronomia.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.