O que se passa no Atelier de Henrique Sá Pessoa?
O restaurante mais criativo do chef, que fica em Marvila, em Lisboa, vai fazer das suas.

O Atelier Henrique Sá Pessoa é uma incubadora de experimências, jantares pop-up, iniciativas artísticas e fora da caixa. O chef com duas estrelas Michelin vai continuar a receber jantares privados, mas prepara-se agora para novas aventuras e desafios. A Sá Pessoa junta-se o chef Pedro Larcher, que ficará responsável pela cozinha.

Quando abriu em novembro de 2017, o Atelier de Henrique Sá Pessoa tinha como objetivo ser um espaço de criação sem distrações, longe dos holofotes e da agitação do seu restaurante, Alma, em pleno Chiado e com duas estrelas Michelin. Também serviria de supper club exclusivo, para acolher até doze convidados numa mesa única, em dois a três jantares privados por mês. Dois anos e duas estrelas Michelin depois, o Atelier vai abrir-se mais à cidade, tornando-se um restaurante à medida do chef que lhe dá nome.

No entanto, este é um espaço cuja polivalência ainda está a ser descoberta. A programação está a ser desenvolvida em colaboração com a agência de comunicação Chef’s Agency e contará com várias novas iniciativas nos próximos meses, como uma tela em branco à espera de ser pintada.
O restaurante com filas de espera de 50 metros
Pegue em dois franceses, junte comida italiana simples, acrescente uma decoração louca e terá a receita do restaurante mais cool do momento. O editor gastronómico do The Times junta-se à fila de espera.
O guru da fermentação
Apontado como um dos maiores responsáveis pelo revivalismo da arte milenar de trabalhar culturas vivas, cujos benefícios comprovados para a saúde são múltiplos, Sandor Ellix Katz escreveu o que é hoje considerado a Bíblia da Fermentação. Esteve em Portugal recentemente e partilhou connosco alguns dos seus conhecimentos.
Comer bem de norte a sul de Portugal
Esta é a nossa escolha e tanto pode encontrar o restaurante com estrela Michelin como a tasca de província. Lisboa e Porto ficam de fora – chamem-lhe discriminação gastronómica positiva.
Segredos gastronómicos do fundo do M.A.R
Há novidades fresquíssimas na carta do M.A.R, o restaurante que tem aos comandos da cozinha o jovem chef português com ascendência holandesa Duncan Schuurman. De lagosta suada a bife do lombo com camarão, os pratos têm um denominador comum: o sabor a maresia.
Portugal distinguido com 5 novas estrelas no Guia Michelin
Entre os 27 restaurantes portugueses premiados, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, recebeu a sua segunda estrela Michelin, e quatro outros novos restaurantes juntaram-se ao guia: Mesa de Lemos, Vistas, Epur e Fifty Seconds.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.