Mãos à Horta reúne chefs portugueses no Alentejo
As portas da Herdade do Esporão abrem-se para receber novos programas voltados para a gastronomia e para o enoturismo. A ideia é valorizar os melhores produtos da região, confecionado por chefs de renome no panorama nacional.
Para celebrar a chegada do verão e a tradição da gastronomia da região, a Herdade do Esporão, no Alentejo, criou a iniciativa Mãos à Horta. No próximo 22 de maio, o chef Carlos Albuquerque recebe o chef Bruno Caseiro do restaurante Cavalariça, na Comporta, para juntos prepararem um jantar ao ar livre e ao pôr do sol.
Com vista para as vinhas, os respetivos chefs assinam sete momentos gastronómicos confecionados com produtos regionais, interpretados de maneiras diferente em cada prato, sempre com imaginação. Como não poderia deixar de ser, os pratos serão acompanhados por alguns dos vinhos da herdade, indicados sob a consultoria do sommelier e diretor do restaurante Feitoria, em Belém, André Figuinha.
A Mãos à Horta começou a 24 de abril e é uma das três experiências gastronómicas promovidas pela Herdade do Esporão e que visam a valorização do produto local, nacional e sazonal. Para além de degustação, conta-se também com passeios temáticos com inspiração na cultura da herdade bem como da região.
A participação no Mãos à Horta tem um custo de €85 com direito a wine pairing. A reserva pode ser efetuada até dois dias antes do almoço.
António Maçanita, o astronauta do vinho
António Maçanita já foi distinguido como Enólogo do Ano e Produtor do Ano, entre outros prémios, mas o que realmente o move é continuar a desbravar novos caminhos. To boldly go where no “enólogo” has gone before!
A Herdade do Esporão convida a um dia no campo para toda a família
A iniciativa “Um Dia de Campanha” celebra a chegada de mais um azeite com a assinatura da marca.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
O restaurante italiano é já uma bem conhecida e obrigatória paragem no roteiro desta trufa. Uma vez mais, o chef Tanka Sapkota não desiludiu e conseguiu uma trufa branca com quase 700 gramas para arrancar a época. O espécime teve de vir de avião, no colo da fornecedora, ou não chegava a tempo.