"Do solo para a alma", um festival de comida saudável para provar no Alandroal
O Castelo do Alandroal recebe este fim de semana um festival gastronómico, que viajou da Suíça até nós para promover uma alimentação mais saudável. Um festival cheio de coisas saborosas.
Depois de Zurique, Suíça, o movimento "Soil to Soul" (do solo à alma) chega ao Alandroal este fim de semana, nos dias 14 e 15 de maio, para promover um debate saudável sobre alimentação, agricultura regenerativa e um futuro mais sustentável. Um evento temperado com muito boa comida e uma mão cheia de produtores locais, reunidos num mercado biológico.
Sob o lema "Somos o que comemos", o festival oferece a possibilidade de experimentar o melhor da gastronomia nacional, confecionada com os produtos locais mais frescos por chefs como Marlene Vieira, João Sá, Vitor Adão ou José Júlio Vintem. Para além dos chefs, as grandes estrelas do festival serão mesmo os produtores sustentáveis, reunidos num mercado onde podemos encontrar as iguarias da Terramay (carne, vegetais, ovos e lacticínios), Absoluto (puro alentejano de bolota), Cogumelos do Alentejo (cogumelos biológicos), Craft Heritage (cerveja e bebidas espirituosas) Paisagindo Bio ou Talho das Manas (carnes e preparados), entre muitos outros.
Se não tem já motivos de sobra para se pôr imediatamente a caminho desta vila da raia alentejana, um pouco mais para sul de Vila Viçosa, saiba então que também terá a possibilidade de assistir a debates sobre agricultura regenerativa e outras formas de preservação dos recursos naturais, sociais e culturais, encontrar artesãos locais com os seus produtos e terminar os dias a ouvir boa música urbana. Ainda por cima o município do Alandroal faz questão de convidar para o evento, por isso a entrada é gratuita.Almoce como um rei no Palácio Chiado
Por apenas vinte euros, poderá ter uma experiência gastronómica digna da nobreza do século passado.
Receita: Lulinhas Crocantes pelo chef Miguel Mesquita
No seu mais recente livro "Cozinhas do Mundo", o chef Miguel Mesquita apresenta-nos 90 receitas vindas dos quatro cantos do mundo. Aprenda a fazer esta.
Vamos à esplanada do restaurante mais infame de Lisboa?
Há excelentes razões para desligar o computador e pôr as coordenadas do restaurante Infame para ir aos petiscos e cocktails de fim de dia (ou de hora de almoço!).
Um dia na vida de…Anna de Brito
Co-fundadora do projeto Terramay e do festival “Soil to Soul”, e a viver no Alandroal, esta mulher de sete ofícios inaugura a nova rubrica da MUST.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.