Camarão, maracujá, cenoura, espargos e salicórnia. Uma receita de chef para a primavera
Uma receita do chef Tiago Bonito, do Largo do Paço, na Casa da Calçada Relais & Châteaux para fazer no próximo jantar (ou almoço).
Enquanto prepara a reabertura do restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante, o chef Tiago Bonito partilha uma receita com sabores frescos e cores alegres, à base de camarão, maracujá, cenoura, espargos e salicórnia. Uma boa sugestão para fazer em casa uma refeição leve e muito saborosa, a combinar com dias longos e mais soalheiros.
CAMARÃO, MARACUJÁ & CENOURA, ESPARGOS E SALICÓRNIAS (4 pessoas)
Ingredientes
400g Camarão selvagem 20/30
20g citronela
5g folha de lima kaffir
5g coentros
20g chalota
1 folha de louro
50ml azeite extra virgem
q.b flor de sal
q.b pimenta preta em grão
q.b sal
Descascar o camarão e retirar a tripa.
Colocar um tacho com água a ferver com chalota, coentros, lima kaffir, citronela, louro, pimenta em grão e sal e, quando ferver, colocar o camarão e cozer 2 minutos. Retirar o camarão e colocar em água fria com sal durante 2 minutos e depois passar para água com gelo e sal mais 2 minutos.
Escorrer o camarão e levar ao frio.
Temperar o camarão com azeite e flor de sal.
Parte 2: Sopa fria de maracujá e cenoura
Ingredientes:
350g cenoura
200g maracujá
10g gengibre ralado
5ml molho de peixe
20ml vinagre de arroz
10ml mirin
5g coentros
10ml sumo de yuzu
10g malagueta vermelha
1g xantana
q.b sal
q.b pimenta
Lavar bem as cenouras e triturar as mesmas na centrifugadora para obter 150ml de sumo.
Retirar a polpa do maracujá, misturar ao sumo de cenoura e juntar gengibre ralado, coentros laminados, malagueta picada, vinagre de arroz, mirin, sumo de yuzu, sal e pimenta, e deixar em infusão no frio 30 minutos.
Passar o sumo pelo passador, juntar a xantana, e triturar com a varinha magica.
Retificar os temperos.
Parte 3: Espargos
Ingredientes:
150g espargos verdes
50g espargos brancos
1 laranja
25g salicórnias
15g cebolinho
10g chalota
50ml vinagre vinho branco
25ml azeite extra virgem
q.b sal
q.b pimenta
Descascar os espargos verdes e cozer em água a ferver com sal.
Retirar e arrefecer em água e gelo.
Descascar os espargos brancos e, com a ajuda do descascador, fazer lâminas de espargos e colocar em água com gelo, sal e vinagre.
Cortar os espargos verdes em rodelas e temperar com salicórnia picada, raspa de laranja, chalota picada, cebolinho picado, azeite, sal e pimenta.
Descascar a laranja, fazer gomos e reservar para o empratamento.
Aromáticos: Lâminas de rabanete Flores comestíveis Aneto Coentros Ervilha
Empratamento: uma taça colocar no fundo os espargos verdes, por cima os camarões temperados e, entre os camarões, colocar gomos de laranja e lâminas de rabanete. Colocar a sopa até tapar a camada dos espargos, decorar com as lâminas de espargos brancos e as ervas aromáticas.
Estas esplanadas estão só à sua espera
A primavera chegou, e o tal copo ao final do dia numa esplanada é um desejo que já pode ser concretizado. Com o desconfinamento, as esplanadas surgem como uma miragem, com novas cartas e prontas para nos levarem numa viagem inebriante pela gastronomia portuguesa, mas não só.
Celebrar o desconfinamento com uma sobremesa de Gordon Ramsay
Este crumble de pêssego, maça, amêndoas e especiarias é ideal para juntar a família à mesa. Aliás, a receita é do chef Gordon Ramsay no seu recém-lançado livro “Comida Rápida e Deliciosa”, mesmo a tempo deste desconfinar. Quer melhor prelúdio?
Como virar um especialista em vinho em 7 curtas lições
Sejamos sinceros, a maioria das pessoas exagera um pouco (vamos dizer assim) nos seus conhecimentos vínicos. Mas a verdade é que ninguém precisa de largar o emprego para aprender a apreciar um bom vinho.
Recrie em casa o salmão com molho holandês e toranja rosa de Gordon Ramsay
Ficaria surpreendido ao saber que esta receita demora apenas 30 minutos, como aliás os restantes 99 pratos do livro “Comida Rápida e Delíciosa” do chef britânico. Brilhar nunca deu tão pouco trabalho.
Receitas: os clássicos bacalhau à Brás e sericaia, reinventados por Henrique Sá Pessoa
A propósito do lançamento do seu novo livro, Comtradição, o chef partilhou com a MUST duas receitas imperdíveis que pode encontrar nesta obra, inspirada nas tradições da cozinha portuguesa, mas com um twist contemporâneo.
Chef João Rodrigues convida a repasto no Alentejo
Integrada no Projeto Matéria, a iniciativa ‘Um dia no produtor’ junta vários chefs nacionais à volta da gastronomia portuguesa local e autêntica.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.