50 segundos para uma explosão de sabores
O restaurante Fifty Seconds by Martin Berasategui no topo do Myriad Hotel, na Torre Vasco da Gama, em Lisboa, é uma viagem pela alta cozinha.
Um elevador privado com portas envidraçadas leva-nos ao topo dos 120 metros de altura da Torre Vasco da Gama em 50 segundos. A experiência já faz parte do novo restaurante no topo do Myriad Hotel, em Lisboa, que nos dá de presente a vista panorâmica do Rio Tejo. O Fifty Seconds by Martin Berasategui tem apenas 35 lugares – todos com cadeiras viradas para a janela – e, como o nome indica, é comandado por Martín Berasategui, o chef com mais estrelas Michelin de Espanha (por enquanto são 10). Tudo para ser uma referência em Portugal e mundialmente.
Apesar da presença do chef Martín, a equipa permanente é composta quase em exclusivo por portugueses, alguns nomes são Filipe Carvalho, o chef executivo, Maria João Gonçalves, a chef pasteleira, Inácio Loureiro, o chefe de sala, e Marc Pinto, o sommelier principal. No total, são 25 pessoas a ocuparem-se de 35 clientes, portanto serviço de qualidade e atencioso garantido. Até a cozinha tem vista panorâmica e isso parece inspirar quem por ali prepara as maravilhas que chegam à mesa. Veja no vídeo acima como tudo acontece.
O ambiente que se quis cosmopolita e sofisticado foi desenhado ao pormenor pelo arquiteto de interiores Nuno Rodrigues. Destacamos a exuberante garrafeira climatizada em cobre, tom presente também na iluminação, em contrate com o azul das cadeiras e paredes.
Onde? Fifty Seconds Martin Berasategui, edifício Myriad Cristal Center by Sana na Cais das Naus, Lote 2.21.01, Parque das Nações, Lisboa.
Quando? Funciona de terça-feira a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h.
Reservas: Através do site, pelo telefone 21 152 53 80 ou info@fiftyseconds.pt.
O sabor do sucesso dos irmãos Michelin
André e Édouard Michelin só queriam vender pneus para carros. A nomeação dos melhores restaurantes começou por ser apenas um meio para alcançar um fim. E acabou por ser o fim, em si mesmo: o crème de la crème da gastronomia, entregue em Portugal e Espanha a 20 de novembro.
Portugal distinguido com 5 novas estrelas no Guia Michelin
Entre os 27 restaurantes portugueses premiados, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, recebeu a sua segunda estrela Michelin, e quatro outros novos restaurantes juntaram-se ao guia: Mesa de Lemos, Vistas, Epur e Fifty Seconds.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.