Vinho, gastronomia e artesanato. "Um dia na Herdade de São Miguel" está de volta
Nada melhor do que uma tarde na paisagem alentejana, onde o tempo passa devagar e em boa companhia, para descansar da azáfama dos centros urbanos. É a proposta de Alexandre Relvas, que todos os anos mantém a tradição de realizar este dia na herdade.

Está de regresso um dos eventos mais aguardados do Alto Alentejo, pelo menos pelos amantes de vinho, pensado especialmente para aqueles que definem um bom serão com apenas algumas palavras: amigos e família, petiscos na mesa, um (ou dois) copos de vinho na mão e música no ar. Afinal, é este o cenário que espera os visitantes da Herdade de São Miguel, em Redondo, cujas portas abrem ao público a 16 de setembro.
A uma hora e meia de Lisboa, a propriedade da Casa Relvas propõe uma tarde no campo longe da rotina atarefada da cidade, e uma celebração do melhor que a região tem a oferecer. "Um Dia em São Miguel é, na verdade, muito mais do que um evento, uma vez que temos a oportunidade de abrir as portas da Herdade de São Miguel, as portas da nossa casa, a todos os nossos clientes, amigos e parceiros, para brindarmos, juntos, à história da Casa Relvas e à riqueza cultural do Alentejo", afirma Alexandre Relvas, CEO do produtor alentejano, em comunicado.

Como é tradição, o certame arranca às 14h da tarde e prolonga-se até ao pôr do sol, e nele poderemos encontrar um leque variado de atividades, de provas de vinho às banquinhas dedicadas à gastronomia regional, recheadas com queijos vários, enchidos, mel, azeite, pão e, claro, doçaria, tudo de produtores locais. A par das propostas gastronómicas, o recinto comporta ainda uma loja onde será possível a compra de vinhos, produtos da região e merchandising, bem como a aquisição de senhas para consumo no local.

A pulseira de entrada, com um custo de vinte euros, dá entrada a uma das provas de vinho do programa (mediante disponibilidade): "Monocastas da Casa Relvas" com Nuno Franco, diretor de produção da Casa Relvas (das 15h às 15h30); "20 anos de Herdade de São Miguel", por Alexandre Relvas (16h às 16h30); e, por fim, "Trincadeira, a mal-amada" (17h às 17h30), protagonizada por João Paulo Martins. E para apaziguar a fome, o bilhete inclui ainda uma dose de porco no espeto, disponível ao longo de toda a tarde, tal como um chapéu de palha (cuidado com o sol) e um porta-copos (acredite, vai precisar). As gamas Herdade de São Miguel e Casa Relvas são nomes de peso no bar.

Música, jogos e artesanato
Mas o Alentejo não se resume apenas a comer e beber, as suas tradições chegam a vários ramos, um deles o dos jogos tradicionais, ideais para os mais pequenos. Das atrações culturais do serão destacam-se a roda de oleiro do Xico Tarefa, um dos mais consagrados oleiros do Redondo, a tosquia das ovelhas, e a pintura de mobília típica do Alentejo. E porque não gravar o nome num saca-rolhas personalizado para levar como recordação?

Por fim, a Herdade de São Miguel recebe ainda três bandas locais: Trovadores de Redondo, SevenDixie, e Olavo Bilac, um clássico da música portuguesa e protagonista do concerto principal do evento.

Onde? São Miguel de Machede, Évora. Quando? 16 de setembro, a partir das 14h30. Bilhetes: €20 por pessoa. Gratuito até aos 18 anos. Cinco euros do bilhete reverte para o Banco Alimentar Contra a Fome de Évora. Mais informações aqui.
Herdade das Três Marias: uma casa no coração do sudoeste
Com um pé no litoral e outro no interior, este encantador alojamento é a base perfeita para partir à descoberta do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Quando o campismo de luxo se alia ao enoturismo e ao olivoturismo
É imaginar-se numa tenda super confortável, enquanto faz provas de vinhos e de azeite. Pelo menos é esta a sugestão do projeto de fusão que liga a Mainova ao Glamping Revolution.
Viver a beleza das vindimas em Ventozelo
O hotel e quinta no Douro preparou um programa que celebra o vinho e a arte de o (saber) fazer.
Um rally gastronómico à vista nos Açores
Até dia 3 de março está a decorrer a iniciativa "Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico", cujo objetivo é dar a conhecer as melhores receitas e produtos da ilha. Aderiram 23 restaurantes, em seis das nove ilhas, e cada um criou um menu exclusivo.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.
Inclusão é a palavra de ordem na nova unidade hoteleira do Porto, cuja fachada esconde um rooftop com piscina panorâmica do qual não vai querer sair. Conta ainda com uma programação eclética e uma atmosfera vibrante que estimula a criatividade.