Viver a beleza das vindimas em Ventozelo
O hotel e quinta no Douro preparou um programa que celebra o vinho e a arte de o (saber) fazer.

Numa altura em que o Douro e o vinho português se viram para o mundo, descobri-los na sua essência e simplicidade é um privilégio ainda mais especial. Na Quinta de Ventozelo, a produção de vinho é encarada como uma forma de arte, um processo único que vale a pena acompanhar e viver de perto. E é por isso que o hotel de Ervedosa do Douro organiza um programa especial dedicado às vindimas aberto a visitantes de fora e já marcado para dia 18 de setembro.

É que, apesar desta ser apenas a segunda edição da iniciativa existe "sempre uma grande expectativa em torno das vindimas, é um momento em que tentamos promover a experiência real," avança Elsa Couto, diretora de Marketing e Comunicação da Quinta de Ventozelo.
Há por isso muito para ver, fazer e beber, começando logo por subir para uma carrinha Bedford para percorrer as vinhas desta quinta secular e fazer a vindima, com paragem para um "mata-bicho" de sopa de cebola e bola de bacalhau.

"O momento é vivido com os nossos trabalhadores na vinha," continua Elsa, explicando que estes são períodos de trabalho intenso, mas também de convívio e descoberta.

Depois, é embarcar num passeio de barco no rio Douro e sentar-se para um almoço tradicional na Cantina de Ventozelo. Aqui, prepare-se para comer clássicos como rancho à moda de Viseu ou queijo e rabanadas de vinho do Porto. Tudo "numa mesa corrida e longa, onde se provam iguarias tradicionais presentes nas refeições de vindima no Douro e se provam os vinhos da Quinta."

Naturalmente, os mais de 500 anos de história da Quinta de Ventozelo estão sempre muito presentes. Desde o acolhimento dos visitantes à visita ao Armazém 1840 (construído exatamente nesta data e onde estão os antigos lagares de granito e os tonéis de vinho), até às explicações na vinha durante o percurso delineado," explica ainda a diretora de marketing.

Assim se descobre por exemplo a Vinha do Jardim, a mais antiga da Quinta, representada pelos seus muros e patamares pré e pós filoxéricos ou se fica a conhecer o modo de plantação tradicional em field blend na Vinha do Chorão.

As inscrições são limitadas, estando abertas tantos aos hóspedes do Ventozelo Hotel & Quinta, como ao público em geral (€130/adultos; €65/crianças dos 12 aos 17 anos).
Herdade das Três Marias: uma casa no coração do sudoeste
Com um pé no litoral e outro no interior, este encantador alojamento é a base perfeita para partir à descoberta do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Vinho, gastronomia e artesanato. "Um dia na Herdade de São Miguel" está de volta
Nada melhor do que uma tarde na paisagem alentejana, onde o tempo passa devagar e em boa companhia, para descansar da azáfama dos centros urbanos. É a proposta de Alexandre Relvas, que todos os anos mantém a tradição de realizar este dia na herdade.
É tempo de celebrar o tomate-rei
O verão é tempo de muitas coisas boas. Uma delas, o tomate coração de boi, do qual sentimos tanta falta ao longo do ano que até tem direito a celebração especial: a Festa do Tomate de Coração de Boi do Douro, que decorre durante todo o mês de agosto.
Celebrar o vinho da região mais antiga do mundo
Entre os dias 8 a 11 de junho espera-se a 3ª edição do Douro Wine City, num território que é Património da Humanidade desde 2001 e que foi distinguido como "Cidade Europeia do Vinho 2023".
Cantina de Ventozelo com menu dedicado ao azeite novo
É chegada aquela altura do ano em que as oliveiras estão vergadas sob o peso dos seus pequenos frutos. Difíceis de colher, principalmente quando a apanha é feita à moda antiga, mas o aromático e delicioso azeite das azeitonas acabadas de prensar merece todos os esforços. Haja bom pão e bom bacalhau e não falta nada.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.
Inclusão é a palavra de ordem na nova unidade hoteleira do Porto, cuja fachada esconde um rooftop com piscina panorâmica do qual não vai querer sair. Conta ainda com uma programação eclética e uma atmosfera vibrante que estimula a criatividade.