Já há casas no meio do oceano. São as Sea Pods
Imagine viver por cima do mar, numa casa flutuante, com vista privilegiada… a ajudar o ambiente. Parece um sonho, mas é uma realidade. São casas criadas pela empresa Ocean Builders que demonstram o potencial do design futurístico, clean e orgânico – e também como viver no meio do oceano pode ser mais confortável do que em terra.
As Sea Pods foram criadas de forma a dar aos seus futuros habitantes uma vida calma e sustentável, em contacto permanente e intenso com a natureza. Segundo a Ocean Builders, empresa que as construiu, em entrevista à Condé Nast Traveler, "a Sea Pod vai ser como um telemóvel em que podemos instalar novas ‘apps de casa’ que estão a ser constantemente desenvolvidas". A tecnologia vai ser tão avançada, que há de chegar uma altura em que nem será preciso chave de casa – em vez disso, os habitantes vão ter um anel para entrar ou sair da habitação, ativar o duche ou banheira e ajustar a temperatura e pressão a gosto, pôr música a tocar, e até ligar ou desligar as luzes.
Com esta criação inovadora, nem vai precisar de sair de casa se não quiser: o lixo vai ser recolhido por um veículo aquático, e drones vão tomar conta de produtos do dia a dia, como comida.
Ver esta publicação no Instagram
Em relação à sustentabilidade, a Ocean Builders implementou um sistema que reduz o consumo de água a 90%. O desperdício líquido, como o dos duches, vai para um depósito que terá de ser esvaziado de tempo em tempo, enquanto o desperdício sólido vai ser transformado em cinzas que não são tóxicas para o ambiente. O aquecimento poderá ser obtido através de painéis solares.
As Sea Pods flutuam como icebergs, recorrendo a tubos de aço cheios de ar, que mais tarde se tornam habitats marinhos. Assim, a casa mantém-se três metros acima de água, de forma a também não ser afetada pelas ondas. Segundo os criadores, esta inovação é mais segura do que uma casa ao pé da praia, no eventual acontecimento de um tsunami.
Ver esta publicação no Instagram
Mas quando poderá ter uma casa de sonho como esta? O futuro está cada vez mais próximo, e após anos de pesquisa e testes, é esperado que as Sea Pods sejam instaladas no oceano em 2024, a uns metros de Linton Bay Marina, no Panamá. Apesar de não poder mudar-se imediatamente, pode agora reservar uma noite por 598 euros, ou comprar a casa por 397000 euros.
Costa Vicentina, segredos de um Algarve com tanto por descobrir
Longe do rebuliço do sul, a ocidente, palavras como paz e isolamento ainda são sinónimo de praia, num território único no litoral português, feito de campo, mar e tradições ancestrais, perfeito para desconfinar em segurança – e grande estilo.
Sete Maravilhas do mundo para ver já… antes que seja tarde demais
Já resta muito pouco tempo para presenciar estas vistas de ficar boquiaberto – e vai ter de as planear com todo o cuidado para as visitar responsavelmente.
Lisboa entre as capitais mais verdes da Europa
A capital portuguesa é a quinta cidade mais sustentável do continente europeu, precedida por Paris, Luxemburgo e Dublin.
OS 20 países mais ricos do mundo em 2022
Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.
Quanto custam aos alunos as 10 melhores universidades do mundo?
Setembro é o mês em que a maioria dos alunos entra no ensino superior. Segundo o ranking do site QS, que reúne informação sobre universidades a nível internacional, estas são as 10 melhores.
Seis em cada dez turistas viajam para Portugal para se divertirem
Mar, praias, monumentos, igrejas... muitos são os atributos que fazem de Portugal um dos melhores destinos para turistas, mas as saídas à noite estão a ganhar especial destaque.
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.