Eis as cidades com melhor qualidade de vida de 2022
De um total de 172 concorrentes, estas são as cidades onde se vive melhor, com base no Global Liveability Index 2022.
Todos os anos, a The Economist Intelligente Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise da empresa The Economist Group, partilha um relatório sobre as cidades mais habitáveis do mundo, o Global Liveability Index, cujo objetivo passa por quantificar os desafios relacionados com o estilo de vida dos indivíduos de 172 cidades. Os parâmetros de avaliação? Estabilidade, educação, cultura e ambiente, infraestruturas e serviços de saúde.
No geral, as pontuações de 2022, no que toca às cinco categorias, melhoraram com a retirada das restrições da Covid-19, embora a pontuação média continue abaixo dos níveis pré-pandemia. Além disso, Kiev teve ser der retirado do inquérito devido ao conflito armado atual, o que influenciou as classificações de Moscovo e São Petersburgo. Ambas as cidades registaram uma grande queda com o aumento da instabilidade, censura, sanções ocidentais, entre outros fatores, avança o relatório.
Assim, as cidades da europa ocidental e do Canadá dominam o topo da lista, sendo Viena, capital da Áustria, a grande vencedora, isto pela sua estabilidade, infraestruturas, bons cuidados de saúde e oportunidades de entretenimento e cultura. Já nos últimos lugares estão Damasco, na Síria, Trípoli, na Líbia, e Lagos, na Nigéria, dado a agitação social, terrorismo e conflitos armados a acontecer nestes locais. É ainda importante notar que foram acrescentadas 33 novas cidades ao ranking, um terço das quais na China.
Contudo, a EIU acredita que estamos longe da normalidade. A guerra na Ucrânia, todas as questões relacionadas com as restrições e vacinas contra a Covid-19, bem como o aumento geral do preço das matérias-primas, vão continuar a afetar a qualidade de vida nas cidades durante o próximo ano, afirma a unidade de pesquisa.
Cidades mais habitáveis de 2022:
- Viena (Áustria)
- Copenhaga (Dinamarca)
- Zurique (Suíça)
- Calgary (Canadá)
- Vancouver (Canadá)
- Genebra (Suíça)
- Frankfurt (Alemanha)
- Toronto (Canadá)
- Amsterdão (Países Baixos)
- Osaka (Japão) e Melbourne (Austrália)
Uma grande surpresa vínica no Alentejo
Famoso pelo seu hotel de cinco estrelas, o São Lourenço do Barrocal quer agora afirmar-se pela produção de vinhos, o que, depois de percebermos melhor a história do lugar, estava mesmo destinado a acontecer.
As 10 cidades com melhor qualidade de vida do mundo
Quer mudar de ares mas não sabe para onde? Estas são as melhores cidades para viver, dentro e fora da Europa, de acordo com o site Lenstore.
As mais luxuosas viagens de comboio do mundo
De carruagens-spa a suítes com diversos quartos, as melhores viagens de comboio à volta do mundo.
As 10 praias mais populares da Europa
Há pelo menos dois destinos portugueses na lista - e não, não se situam em Portugal continental.
5 destinos europeus para escapar às altas temperaturas
As recorrentes ondas de calor podem ser difíceis de contornar, principalmente em época de férias. Para refrescar e conhecer novos destinos, descubra estas joias escondidas dentro da Europa.
As 7 pistas de esqui mais loucas do mundo
São as mais íngremes, alucinantes, aterradoras (e, por vezes, fatais) “rampas de lançamento” para os esquiadores mais temerários. E bem piores do que qualquer rebuscada “montanha-russa” para os inexperientes.
Lisboa entre as capitais mais verdes da Europa
A capital portuguesa é a quinta cidade mais sustentável do continente europeu, precedida por Paris, Luxemburgo e Dublin.
Seis em cada dez turistas viajam para Portugal para se divertirem
Mar, praias, monumentos, igrejas... muitos são os atributos que fazem de Portugal um dos melhores destinos para turistas, mas as saídas à noite estão a ganhar especial destaque.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.