Chalet Ficalho em Cascais vence o Prémio Vilalva
Além deste, foram atribuídas, pela Fundação Calouste Gulbenkian, duas menções honrosas ao Edifício das Águas Livres, e às Casas Nobres de João Pereira e Sousa.
Todos os anos, desde 2007, a Fundação Calouste Gulbenkian presta homenagem a Vasco Vilalva, um homem importante para o país na área da recuperação e da valorização do património, através do Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva. São atribuídos 50 mil euros a projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, imóvel ou móvel.
O júri desta edição distinção deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio à Reabilitação do Chalet Ficalho, em Cascais, proposta a concurso pelo arquiteto Raúl Vieira (responsável técnico da intervenção) e Maria de Jesus da Câmara Chaves (dona da obra), por cinco razões, de acordo com o comunicado à imprensa. Porque "constitui um exemplo da arquitetura de luxo de veraneio que se instala em Cascais a partir do último quarto do século XIX, tendo sido implantado num pequeno parque com espécies arbóreas exóticas" e porque "o projeto incidiu sobre um edifício que, apesar de classificado, se encontrava já em acentuado grau de degradação e visava, por outro lado, a reconversão do imóvel num equipamento hoteleiro".
Ainda, devido a essa recuperação ter obedecido à traça original do edifício, com recurso a "técnicas e saberes artesanais tradicionais no trabalho das madeiras e da pedra"; pela recuperação do jardim, feita em colaboração com o Jardim Botânico de Lisboa; e, por fim, pela importância patrimonial do edifício.
Ao longo dos anos a fundação dedicou-se a assinalar intervenções exemplares em bens móveis ou imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património. Após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva. O júri, composto por António Lamas (presidente), Gonçalo Byrne, Raquel Henriques da Silva, Rui Vieira Nery e Santiago Macias, decidiu atribuir ainda, nesta 15ª edição, duas menções honrosas à reabilitação e revisão dos espaços comuns e áreas de uso coletivo do Edifício das Águas Livres, e às Casas Nobres de João Pereira e Sousa, ambos em Lisboa.
Herdade das Três Marias: uma casa no coração do sudoeste
Com um pé no litoral e outro no interior, este encantador alojamento é a base perfeita para partir à descoberta do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Casas de banho públicas: um museu a céu aberto
A Nippon Foundation renovou 17 casas de banho públicas em Tóquio. Convidou designers e arquitetos e o resultado final é digno de roteiro turístico. Ou de filme realizado por Wim Wenders.
O resort mais britânico de sempre está em Macau e conta com a cozinha de um português
No The Londoner Macao, em Cotai Strip, os hóspedes são recebidos por "David Beckham" e podem provar iguarias de Henrique Sá Pessoa.
Visita guiada ao modernismo algarvio
The Modernist Weekend é um fim de semana temático dedicado à arquitetura modernista algarvia. Talvez surpreenda, mas Faro, onde decorre a iniciativa, tem centenas de edifícios modernistas. Alguns amados, muitos mal estimados.
Uma penthouse em Belém ou uma estadia num hotel de luxo?
Além do terraço com piscina aquecida, um dos seus pontos fortes, este apartamento tem serviço de concierge, jardins, ginásio e spa comuns aos residentes do edifício. Um exemplar do luxo no imobiliário português.
Chefs on Fire regressa a Cascais
O festival gastronómico do fogo volta a acender o seu firepit em Cascais. Desta vez apresenta 27 chefs nacionais e três internacionais, dos quais oito têm estrelas Michelin, e 12 concertos.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.
O Vila Vita Parc continua a ser uma referência no saber receber em grande estilo. Três décadas depois de abrir as portas ao nosso contentamento, este resort apetece todo o ano, para um jantar em excelência, e com estrelas Michelin, para mergulhar no spa ou contemplar mundos das suas altas arribas sobre o mar.