Prazeres / Lugares

As 10 cidades mais caras do mundo em 2022

É um ranking que pode condicionar as férias de muitos. Uma pista: a maioria das cidades em questão ficam no continente asiático.

Foto: Getty Images
22 de junho de 2022 | Rita Silva Avelar
Depois da pandemia, muitas dinâmicas se alteraram, incluíndo as tendências de viagens. Com o aumento global dos preços, há cidades que sairam a perder e encareceram, outras que vieram apenas reforçar aquilo que já eram.

Todos os anos, a ECA International - uma empresa internacional que  fornece dados, serviços de software e consultoria - compila a lista das cidades mais caras do mundo para os próprios habitantes. Na lista deste ano, as cidades asiáticas estão entre os 10 primeiros lugares, com Hong Kong a encabeçar a lista pelo terceiro ano consecutivo.

"A maioria das cidades da União Europeia viu a sua classificação cair após o período de instabilidade do euro. Paris desistiu dos 30 melhores do mundo, e cidades como Madrid, Bruxelas e Roma também caíram", escreve a ECA, no comunicado deste ranking.

Para estabelecer esta classificação, são tidos em conta vários critérios, incluindo o preço dos bens de primeira necessidade - como os alimentos (produtos lácteos, carne e peixe, fruta e legumes frescos) e artigos domésticos -, mas também o preço das rendas, o nível de inflação, os serviços públicos, o custo dos transportes públicos e a moeda local. Eis as 10 cidades mais caras do mundo por dia para os seus habitantes em 2022:

1. Hong Kong

2. Nova Iorque

3. Genebra

4. Londres

5. Tóquio

6. Tel Aviv

7. Zurique

8. Xangai

9. Guangzhou

10. Seul
Saiba mais Cidades, Caras, Mais Caras, 2022, Viagens, Continente
Relacionadas

Lisboa entre as cidades mais caras para estrangeiros alugarem casa

A par do Porto, a capital portuguesa é várias vezes destacada no HousingAnywhere International Rent Index, a maior plataforma de arrendamento da Europa, popular entre universitários e jovens trabalhadores de outros países. No geral, o aumento médio da renda sentiu-se mais no aluguer de estúdios.

Mais Lidas