Do luxo ao crime, este é o edifício mais emblemático de Nova Iorque
São inúmeras as celebridades que já chamaram ao The Dakota a sua casa. De Judy Garland, a Yoko Ono ou John Lennon, o imóvel tem tanto de charme como de um historial de tragédia.
O The Dakota é um edifício de 10 andares, projetado pelo arquiteto Henry Hardenbergh, a pedido do advogado co-fundador da Singer Sewing Company, Edward Clark. A construção começou em 1880, e antes de abrir as portas em 1884, o The Dakota já estava totalmente alugado. Foi a primeira residência de luxo em Nova Iorque, e é hoje considerado um marco da cidade pela New York City Landmarks Preservation.
Os 83 apartamentos foram divididos em quadrantes, onde cada um possui uma escada e um elevador para inquilinos, assim como uma escada e outro elevador exclusivamente para funcionários. Revolucionário para o seu tempo, a construção do edifício assemelha-se à dos edifícios de escritórios contemporâneos, tem uma estrutura à prova de fogo e isolamento acústico.
O número de quartos em cada apartamento varia de quatro a vinte, e todos têm tetos com mais de 4 metros de altura, espaços de entretenimento revestidos com painéis de carvalho e mogno e cozinhas de última geração.
A mistura do estilo vitoriano com as fachadas típicas do renascimento alemão fazem da construção no Upper West Side a mais emblemática da cidade que nunca dorme. Foram muitos os artistas que o edifício recebeu, tais como a atriz Judy Garland ou o artista John Lennon. A atriz do filme Feiticeiro de Oz viveu no The Dakota num apartamento com 3 quartos, sete lareiras e um preço exurbitante de 17 milhões de dólares, enquanto o ex-membro dos Beatles partilhava a sua penthouse de 5,5 milhões de dólares com a mulher, Yoko Ono.
O The Dakota já era lendário antes do músico se mudar em 1973, porém a sua morte - sete anos mais tarde - marcou o fim da era histórica do edifício. Depois de receber um autógrafo do ex-membro dos Beatles, Mark David Chapman disparou cinco vezes contra o músico à porta do edifício, na noite de 8 de dezembro de 1980.
O homicídio foi planeado durante meses, e a notícia chocou o mundo. A entrada do The Dakota foi durante dias local de reunião para fãs de John Lennon, e pelo menos três tiraram a própria vida depois da tragédia. Atualmente, o edifício é um marco importante para seguidores do cantor.
Cidade flutuante nas Maldivas inaugura em 2024
A ilha paradisíaca é da autoria do arquiteto holandês Koen Olthuius, que planeia apenas construções sobre água. As cores vibrantes das casas dançam com os recifes de corais das Maldivas, que não vão ser danificados com o projeto.
As 10 cidades mais caras do mundo em 2022
É um ranking que pode condicionar as férias de muitos. Uma pista: a maioria das cidades em questão ficam no continente asiático.
Mansão de Hugh Jackman à venda por 39 milhões de dólares
Com um design minimalista e situado numa das melhores zonas habitacionais de Nova Iorque, o apartamento do ator é uma verdadeira mansão no centro da cidade.
A majestosa suíte Dior onde os famosos ficam em Cannes
A suíte de 420 metros quadrados do Hotel Barrière Le Majestic recebe, mais uma vez, estrelas da Sétima Arte durante o Festival de Cinema de Cannes.
Viva como um rei na mansão de Gianni Versace
A antiga propriedade do designer, que morreu em 1997, encontra-se à venda por 70 milhões de dólares.
A praia de Nusa Dua é colorida pelos padrões vibrantes da marca italiana, numa experiência de luxo a olhar o Oceano Índico.
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.
Bodegas de Los Herederos de Marqués de Riscal, na região de Rioja, em Espanha, recebeu o prémio de melhor vinha do mundo, e conta com um hotel desenhado por Frank Gehry.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.