Prazeres / Drive

Tudo sobre o primeiro SUV da Aston Martin

A marca inglesa elegeu um lugar especial para lançar uma das novidades do momento – o novo DBX. Conversámos com o designer da Aston Martin, Miles Nurnberger.

26 de agosto de 2020 | Rita Silva Avelar

Rumámos até ao sul, nomeadamente até à mansão da Spy Manor, em Portimão, para conhecer uma das mais recentes (e empolgantes) novidades no mundo dos automóveis. Em breve, chegará ao mercado nacional o novo DBX, o primeiro SUV da Aston Martin, pelas mãos da novíssima importadora da marca em Portugal, a C. Santos VP.

Uma das maiores inovações da marca em mais de cem anos, o DBX é elegante e luxuoso, mantendo as características inerentes à Aston Martin, com um design sofisticado e sem fugir ao registo de um SUV. Miles Nurnberger, o designer da marca, revela à MUST quão complexo foi idealizar este modelo. "Aprendemos que o nosso pensamento sobre carros desportivos foi fundamental na construção de um equipamento de engenharia que proporcionou [também] um espaço interior excepcional" começa por explicar, revelando que o lado mais carismático do novo SUV "é a verdadeira experiência de condução. Partimos com esta ideia de construir um SUV com a alma de um carro desportivo, o que acreditamos realmente ter conseguido. A primeira vez que conduzi o protótipo fiquei impressionado com o que ele podia fazer. Foi um verdadeiro momento [em que quase precisei de] "beliscar-me", porque o espírito que tínhamos idealizado neste carro, estava verdadeiramente presente."

Aston Martin DBX - o primeiro SUV da marca.
Aston Martin DBX - o primeiro SUV da marca.

Sobre o seu detalhe favorito, enquanto designer, não hesita. "A parte da frente do carro, com certeza. A parte óbvia é a própria grelha da Aston Martin, mas mais ainda o trabalho escondido, que assegurou que a grelha parecesse perfeitamente colocada dentro do volume e forma da frente. Vários designers da concorrência comentaram, perguntando: "Como conseguiram fazer isso?!". 

Miles Nurnberger, designer da Aston Martin.
Miles Nurnberger, designer da Aston Martin.

Eleita como a localização perfeita para apresentar esta novidade, a Spy Manor é, para além de uma mansão, uma produtora, como explica Peter Ogunsalu, "que anseia por receber eventos relacionados com a moda e com o cinema no Algarve" posicionando-se como um dos possíveis locais para filmagens cinematográficas. No seu interior, há até um cinema privado. É Corenn Lange, G & Special Projects Sales Manager Europe da Aston Martin, que nos conduz às profundezas da mansão para contemplar com espanto alguns dos mais inéditos exemplares de modelos do Aston Martin Valkyrie. Corenn Lange, que tem um dos trabalhos mais cobiçados dentro da marca pelo cariz desafiante, revela também algumas histórias de pedidos especiais feito à Aston Martin, tais como o pedido para integrar pó da lua no tejadilho de um modelo absolutamente especial, ou outro, em que um colecionador quis que parte do tapete que usava para rezar fosse integrado nos estofos do seu Aston Martin personalizado. E como estas, há muitas outras histórias que podemos remeter para um universo fascinante, sobretudo para quem admirar as excentricidades do sector.

Aston Martin DBX - o primeiro SUV da marca.
Aston Martin DBX - o primeiro SUV da marca.

Apresentado em Pequim no final do ano passado, o DBX pode ser encomendado a partir de €193.500 (valor na Alemanha). 

Saiba mais SUV, Aston Martin, Spy Mannor, Portimão, Corenn Lange, Carros, Desportivos
Relacionadas

Os melhores super-desportivos de que nunca ouviu falar

É no reino dos superdesportivos que surgem cada vez mais propostas movidas a eletricidade. A categoria está ao rubro, mais até do que nos irmãos a combustão, afinal, não é por acaso que velocidade rima com eletricidade.

Ferrari 1966 bate recorde com venda online por 3 milhões

Num leilão realizado a 7 de agosto, a Gooding & Co. vendeu um Ferrari 275 GTB modelo 1966, cor de areia de praia branca, por 3,08 milhões de dólares. Ainda mais inacreditável: a transação foi feita online. O coupé com engenharia exclusiva liderou o valor mais elevado que já foi pago por um carro vendido pela Internet.

Mais Lidas
Drive O quadriciclo elétrico mais vendido do mundo custa menos de 10 mil euros

O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...