Tudo sobre o primeiro SUV da Aston Martin
A marca inglesa elegeu um lugar especial para lançar uma das novidades do momento – o novo DBX. Conversámos com o designer da Aston Martin, Miles Nurnberger.
Rumámos até ao sul, nomeadamente até à mansão da Spy Manor, em Portimão, para conhecer uma das mais recentes (e empolgantes) novidades no mundo dos automóveis. Em breve, chegará ao mercado nacional o novo DBX, o primeiro SUV da Aston Martin, pelas mãos da novíssima importadora da marca em Portugal, a C. Santos VP.
Uma das maiores inovações da marca em mais de cem anos, o DBX é elegante e luxuoso, mantendo as características inerentes à Aston Martin, com um design sofisticado e sem fugir ao registo de um SUV. Miles Nurnberger, o designer da marca, revela à MUST quão complexo foi idealizar este modelo. "Aprendemos que o nosso pensamento sobre carros desportivos foi fundamental na construção de um equipamento de engenharia que proporcionou [também] um espaço interior excepcional" começa por explicar, revelando que o lado mais carismático do novo SUV "é a verdadeira experiência de condução. Partimos com esta ideia de construir um SUV com a alma de um carro desportivo, o que acreditamos realmente ter conseguido. A primeira vez que conduzi o protótipo fiquei impressionado com o que ele podia fazer. Foi um verdadeiro momento [em que quase precisei de] "beliscar-me", porque o espírito que tínhamos idealizado neste carro, estava verdadeiramente presente."
Sobre o seu detalhe favorito, enquanto designer, não hesita. "A parte da frente do carro, com certeza. A parte óbvia é a própria grelha da Aston Martin, mas mais ainda o trabalho escondido, que assegurou que a grelha parecesse perfeitamente colocada dentro do volume e forma da frente. Vários designers da concorrência comentaram, perguntando: "Como conseguiram fazer isso?!".
Eleita como a localização perfeita para apresentar esta novidade, a Spy Manor é, para além de uma mansão, uma produtora, como explica Peter Ogunsalu, "que anseia por receber eventos relacionados com a moda e com o cinema no Algarve" posicionando-se como um dos possíveis locais para filmagens cinematográficas. No seu interior, há até um cinema privado. É Corenn Lange, G & Special Projects Sales Manager Europe da Aston Martin, que nos conduz às profundezas da mansão para contemplar com espanto alguns dos mais inéditos exemplares de modelos do Aston Martin Valkyrie. Corenn Lange, que tem um dos trabalhos mais cobiçados dentro da marca pelo cariz desafiante, revela também algumas histórias de pedidos especiais feito à Aston Martin, tais como o pedido para integrar pó da lua no tejadilho de um modelo absolutamente especial, ou outro, em que um colecionador quis que parte do tapete que usava para rezar fosse integrado nos estofos do seu Aston Martin personalizado. E como estas, há muitas outras histórias que podemos remeter para um universo fascinante, sobretudo para quem admirar as excentricidades do sector.
Apresentado em Pequim no final do ano passado, o DBX pode ser encomendado a partir de €193.500 (valor na Alemanha).
Os melhores super-desportivos de que nunca ouviu falar
É no reino dos superdesportivos que surgem cada vez mais propostas movidas a eletricidade. A categoria está ao rubro, mais até do que nos irmãos a combustão, afinal, não é por acaso que velocidade rima com eletricidade.
Diretor artístico da Louis Vuitton desenhou Mercedes Classe G de corridas
Chama-se “Project Geländewagen” e parece um Mercedes-Benz Classe G de competição. Mas não é nada disso. É, isso sim, uma obra de arte feita por Virgil Abloh, Diretor Artístico Masculino da Louis Vuitton e Fundador da Off-White.
Ferrari 1966 bate recorde com venda online por 3 milhões
Num leilão realizado a 7 de agosto, a Gooding & Co. vendeu um Ferrari 275 GTB modelo 1966, cor de areia de praia branca, por 3,08 milhões de dólares. Ainda mais inacreditável: a transação foi feita online. O coupé com engenharia exclusiva liderou o valor mais elevado que já foi pago por um carro vendido pela Internet.
Será este o carro mais sexy do mundo?
Foi a coqueluche de celebridades, entre as quais Steve McQueen, George Best ou Brigitte Bardot. Sabe de que carro falamos?
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.