Prazeres

Um Rolls-Royce na mesa de centro

Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.

Foto: DR
09 de dezembro de 2024 | Madalena Haderer

Eis o presente de Natal perfeito para o pai, tio ou avô que já tem tudo – o mais provável é que sejam mesmo os apreciadores a encantar-se mais com esta pequena obra de arte. Chama-se Cameo e é uma peça de decoração de interiores. Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle – o orgulhoso dono desta peça pode montá-la e desmontá-la as vezes que quiser –, o Cameo é uma homenagem aos automóveis de capota aberta construídos pela Rolls-Royce nos seus primeiros anos, enquanto os materiais e a construção do modelo são em tudo semelhantes à forma como os automóveis são construídos, à mão, na fábrica da marca em Goodwood, no Reino Unido.

O modelo configura uma experiência tátil, simulando a montagem de um Rolls-RoyceA carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca. A carroçaria de carvalho liga-se magneticamente ao chassis de alumínio, evocando a fase de "casamento" na montagem dos Rolls-Royce, onde o corpo e a motorização se unem – um momento emblemático a que muitos futuros proprietários de um automóvel da marca pedem para assistir.

O Cameo é feito com a mesma madeira de carvalho e alumínio polido que um Rolls-Royce
O Cameo é feito com a mesma madeira de carvalho e alumínio polido que um Rolls-Royce "a sério" Foto: DR

O interior do modelo é impresso em 3D na cor Grace White, uma tonalidade distintiva da marca. Outros pormenores autênticos incluem tampas de rodas autoalinhadas que mantêm o monograma "RR" na posição vertical, mesmo enquanto as rodas giram. A escultura é completada por uma figura do motorista no cockpit.

Em comunicado, Yohan Benchetrit, responsável pelo Design Personalizado da Rolls-Royce Motor Cars, disse o seguinte sobre este carrinho encantador: "Concebido como uma celebração do design Rolls-Royce em miniatura, a criação do Cameo foi um maravilhoso desafio criativo. A pureza e a natureza abstrata da forma permitiram-nos destilar os princípios fundamentais do estilo Rolls-Royce numa peça escultural divertida. Cameo foi concebido para cativar e encantar, permitindo aos nossos clientes desfrutar da inigualável perícia e arte da marca nas suas próprias casas."

Esta peça de decoração está disponível em concessionários selecionados da Rolls-Royce e boutiques Private Office. Preço sob consulta.

Saiba mais Artes, Decoração, Rolls-Royce, Cameo, Automóvel
Relacionadas

Rolls-Royce Phantom: o céu (já não) é o limite

É o navio-almirante da Rolls-Royce e, com 5.76 m de comprimento, o termo não poderia ser mais bem empregue. Terminámos (muito) bem os ‘test-drives’ do ano da graça de 2022 com um agradável passeio pelas estradas de montanha dos Alpes bávaros, ao volante de um Rolls-Royce Phantom – da II série, se faz favor.

Mais Lidas
Artes Música para começar 2025 com inspiração

O Liedfest, novo Festival de Música Erudita, com direção artística de Catarina Molder, quer revitalizar o formato do recital de canto e piano, que tem vindo a desaparecer das salas de espetáculo. Os bilhetes custam entre 5 e 15 euros, e há descontos e eventos de entrada livre.

Prazeres O melhor hotel do mundo é…

Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.